Política
Renan Filho detalha nova proposta de CNH mais democrática e acessível
Ministro dos Transportes é o entrevistado desta quarta (29) do 'Bom Dia, Ministro' e traz detalhes do processo que visa democratizar o acesso à CNH
O ministro Renan Filho (Transportes) será o entrevistado do programa "Bom Dia, Ministro" desta quarta-feira, 29 de outubro, com transmissão ao vivo a partir das 8h. A produção é uma parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
A entrevista com o ministro vai detalhar a proposta do Ministério dos Transportes para modernizar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no país, tornando a emissão do documento mais acessível para a população.
Hoje, tirar uma CNH pode custar mais de R$ 4 mil, o que leva 20 milhões de brasileiros a dirigirem carros e motos sem carteira de habilitação. Por outro lado, cerca de 161 milhões de brasileiros estão em idade legal para dirigir, mas ainda não possuem habilitação, em grande parte devido ao preço do processo atual.
A expectativa do Governo do Brasil é que, ao oferecer caminhos mais flexíveis de preparação, o custo total para o candidato obter a CNH seja reduzido em até 80%, ampliando a inclusão social e a regularização do trânsito no país.
MUDANÇAS
A iniciativa prevê que o condutor possa escolher como se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios. A abertura do processo será feita diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
CONSULTA PÚBLICA
O primeiro passo para colocar esse novo modelo em prática já foi dado. A consulta pública conduzida pelo Ministério dos Transportes segue disponível até o dia 2 de novembro para envio de sugestões e contribuições da população. A minuta do projeto pode ser acessada na plataforma Participa + Brasil e depois seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
AO VIVO
O "Bom Dia, Ministro" pode ser acompanhado ao vivo pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rádio Gov, no mesmo canal de "A Voz do Brasil".
PARTICIPE
Emissoras e jornalistas interessados em participar do "Bom Dia, Ministro" podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
Mais lidas
-
1Ah, o amor...
Quem é Noé, namorado da mãe de Eliana, 63 anos mais novo que ela, que chocou jornalista Leo Dias
-
2Luto
Filha de ídolo do CRB é morta a tiros no Poço, em Maceió
-
3Relocamento
Após eleições: Paulo Dantas promove mudanças no comando de duas secretarias de Alagoas
-
4Eleições 2026
Júlia Nunes é eleita deputada federal com mais de 71 mil votos e promete honrar cada voto recebido
-
5Cepa
Lactante relata constrangimento ao pedir prioridade para votar em Maceió





