Política
Filmaê: projeto de comunicação de Alagoas é um dos destaques na Unesco
Na Semana Mundial, secretário defende que governos e cidadãos estejam mais próximos
Cartagena (Colômbia) – O projeto Filmaê, criado pela Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom) em parceria com o ONU-Habitat, foi apresentado nesta quinta-feira (24) como uma das experiências de destaque na Semana Mundial da UNESCO de Educação Midiática e Informacional, realizada em Cartagena, na Colômbia.
O secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, representou o Estado e defendeu, durante sua conferência, que governos e cidadãos precisam estar cada vez mais próximos, por meio de uma comunicação pública mais humana, transparente e participativa. “Para resolver problemas, acredito que um secretário de Comunicação deve usar duas IAs: a da inteligência artificial e a da inteligência do amor ao próximo”, afirmou o secretário, ao propor uma nova era da comunicação pública baseada na empatia e na transformação social.
FILMAÊ: JOVENS COMO PROTAGONISTAS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Durante a conferência, Palhares apresentou o Filmaê, lançado este mês em Maceió. O projeto reúne 24 jovens de comunidades populares da capital que, por meio do audiovisual, têm a oportunidade de escrever roteiros, dirigir, filmar e produzir peças publicitárias sobre o impacto das políticas públicas em suas próprias comunidades.
Os participantes foram selecionados entre os integrantes do projeto Digaê! Juventudes, Comunidades e Cidade, também fruto da parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat nas grotas de Maceió. “É a primeira vez que um governo entrega à população o poder de contar, com liberdade, como o Estado transforma sua realidade. É comunicação pública feita por cidadãos, não apenas para eles”, destacou o secretário.
O Filmaê vem sendo apontado pela Unesco como um projeto inovador e replicável para governos e instituições que desejam investir em educação midiática e informacional, com foco na formação de jovens comunicadores e no fortalecimento da cidadania digital.
O oficial de projetos da Unesco Brasil, Rafael Radke, expressou grande satisfação e entusiasmo com as iniciativas do governo de Alagoas na área. "A apresentação do secretário Wendel me deixou muito feliz e animado com todas as iniciativas maravilhosas no tema que o Estado de Alagoas tem feito. Para a Unesco, é uma alegria poder aprofundar essa cooperação e estar mais próximos para todos ganharmos com iniciativas tão potentes, sobretudo para a população alagoana", afirmou.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO
Palhares lembrou que Alagoas foi, por décadas, mencionada na mídia nacional pelos piores indicadores sociais. Hoje, segundo ele, o estado vive uma “revolução silenciosa”, liderada pelo governador Paulo Dantas, que reduziu a insegurança alimentar grave de 36% para 5%. “Não pode haver cidadania digital quando ainda falta o mais básico”, afirmou o secretário, ao apresentar resultados de programas sociais que melhoraram a qualidade de vida da população.
O secretário também destacou o trabalho do Núcleo de Integridade da Informação, criado pelo Governo de Alagoas e reconhecido como referência nacional no combate à desinformação. O núcleo integra ações de educação midiática, checagem de fatos e uso responsável da inteligência artificial na comunicação pública. “A educação midiática e informacional é a ferramenta mais eficaz para aproximar governos e cidadãos, porque gera pertencimento e confiança. Quando todos compreendem como se constrói a comunicação pública, passam a aderir à sua mensagem”, reforçou Palhares
PAINEL INTERNACIONAL
O painel da Semana Global da Unesco também contou com a participação de Patrícia Blanco, do Instituto Palavra Aberta, que apresentou experiências de educação midiática desenvolvidas no Brasil. Representando o Uruguai, Pablo Pagés, do Ceibal, compartilhou a experiência do país na formação de currículos em educação midiática.
A coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Mariana Filizola destacou o objetivo da Secom na mesa conduzida no evento.
"Nosso principal objetivo na Secom, com a mesa que a gente conduziu aqui, foi dar luz às experiências de sucesso de educação midiática no Brasil. E nesse sentido, ter a presença do secretário Wendel, apresentando o Filmaê, foi muito bom para mostrar a importância que tem a comunicação pública e o incentivo da educação midiática no contexto da comunicação pública. Mostrando como os resultados podem vir de um jeito relativamente simples, colocando o protagonismo sempre nos próprios jovens e nos próprios cidadãos. Então, para nós da Secom, é uma alegria a oportunidade de ter esse exemplo aqui apresentado no maior evento de educação midiática do mundo."
SEMANA GLOBAL MIL 2025
Comemorada anualmente de 24 a 31 de outubro, a Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (Global MIL Week) é uma iniciativa da Unesco que mobiliza governos, universidades, organizações e profissionais de comunicação em todo o mundo. O evento tem como objetivo promover a educação midiática e informacional, ampliar a conscientização e celebrar o avanço de políticas e práticas voltadas para a construção de sociedades mais críticas, conscientes e democráticas.
Neste ano, a conferência tem como tema “Mentes sobre IA – Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais” e é organizada pela Unesco e pelo Governo da Colômbia, entre os dias 23 e 24 de outubro, em Cartagena das Índias. O encontro discute como a inteligência artificial está remodelando o cenário da informação e como a educação midiática é essencial para preparar cidadãos capazes de analisar, compreender e produzir conteúdo de forma crítica e responsável.
Mais lidas
-
1Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada
-
2True Crime
Conheça caso real por trás da minissérie O Monstro de Florença
-
3Escritor
Hayton Rocha lança novo livro em Maceió na véspera da Bienal do Livro de Alagoas
-
41 x 1
CRB empata com América-MG e permanece na nona colocação da Série B
-
5Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens




