Política

Manifestantes fazem ato em Copacabana contra a PEC da Blindagem e Projeto da Anistia

Vários artistas se apresentam em um ato musical. Os manifestantes também cobram a manutenção da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro

Por G1 21/09/2025 18h06
Manifestantes fazem ato em Copacabana contra a PEC da Blindagem e Projeto da Anistia
Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Chico Buarque em ato contra a PEC da Blindagem e Projeto da Anistia - Foto: Reprodução / TV Globo

Manifestantes se reúnem na orla da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na tarde deste domingo (21) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pelo 8 de janeiro.

A chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara e agora em análise no Senado, tem sido criticada por supostamente dificultar a abertura de ações penais contra deputados e senadores.

O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), classificou a proposta como um “murro na barriga e tapa na cara do eleitor” e prometeu pautá-la para rejeição. Além disso, manifestantes protestaram contra outro projeto em tramitação, que prevê anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Vários artistas se apresentam em um ato musical nesta tarde. A cantora Maria Gadú foi a primeira a subir no palco e começou com a música "Como Nossos Pais", de Elis Regina.

O cantor Jorge Vercillo destacou que compareceu ao ato em prol da democracia. "Estamos aqui para lutar hoje pela democracia, democracia essa que deveria ser de interesse de todos. Mas cremos que uma hora será”, afirmou o artista.

Marina Sena empolgou a multidão com "Brasil", música de Cazuza e tema de abertura da novela "Vale Tudo". Caetano Veloso cantou: "Podres Poderes", "Um índio", "Sem lenço, sem documento" e "Desde que o Samba é Samba".

Por volta das 17h, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan subiram ao palco para se juntar a Caetano. Os quatro vestiam blusas nas cores da bandeira: verde (Gil), amarelo (Caetano), azul (Chico) e branco (Djavan).

O cantor Ivan Lins também se apresentou e afirmou: “Nós não temos cara de babaca. Temos que fazer valer isso até outubro do ano que vem. Sem anistia”.

Os manifestantes também cobram a manutenção da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Participam do ato os deputados federais Chico Alencar (PSOL), Henrique Vieira (PSOL), Glauber Braga (PSOL) e Jandira Feghali (PC do B), a deputada estadual Dani Balbi (PC do B) e a vereadora Thais Ferreira (PSOL).

Gritos de “sem anistia” e “Bolsonaro na prisão” eram dados a todo momento.

O ato acontece em outras capitais do país como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina, Belém, Manaus, Cuiabá, entre outras.