Política
Lobão cobra implantação de faixas exclusivas para motocicletas em Alagoas e Brasil
O ex-deputado estadual Lobão defende a criação de faixas exclusivas para motocicletas em vias urbanas de Alagoas e de todo o país. A proposta, inspirada na experiência de São Paulo, busca reduzir acidentes, evitar mortes e garantir mais segurança no trânsito.
“Lá foi implantado e deu certo. Evitou-se muitas mortes e segue evitando. Eu tô defendendo essa implantação aqui em Alagoas e em todo o Brasil”, afirmou.
De acordo com o ex-parlamentar, a medida não apenas protege motociclistas, como também contribui para uma convivência mais harmoniosa entre motoristas de carros, caminhões e outros veículos. “Quando a gente faz isso, a gente protege o motociclista, evita acidentes, proporciona uma boa relação entre os condutores e dá paz no trânsito. A faixa para motos ajuda a equilibrar tudo isso”, ressaltou.
Lobão destacou que já articula reuniões para discutir o projeto com o senador Renan Calheiros e com o ministro dos Transportes. O objetivo é convencer o governo federal a adotar a iniciativa em âmbito nacional. “Atualmente, é a Prefeitura que solicita autorização ao Ministério dos Transportes para implantar as faixas. O que eu defendo é justamente o contrário: que o Ministério autorize os municípios a adotarem imediatamente. Isso seria uma ação robusta, contemplando nacionalmente a população e protegendo o maior número de pessoas possível”, explicou.
A referência de Lobão é o modelo paulistano, que começou de forma experimental em uma única avenida, autorizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após os resultados positivos, o projeto foi expandido para outras vias, o que levou à queda no número de acidentes e mortes envolvendo motociclistas. “Em São Paulo nem toda via tem a faixa, mas nas que foram possíveis, a prefeitura foi implantando aos poucos. O resultado foi notório: os números foram positivos em prol da vida”, pontuou.
O ex-deputado também reconhece que a implantação não pode ser feita de forma indiscriminada. “Naturalmente nem toda via dá para ter a faixa para motos, mas após um estudo de viabilidade, eu acho importante que ela seja implantada. Foi assim em São Paulo, começou com uma avenida e depois avançou”, acrescentou.
Por fim, Lobão reforçou que a proposta deve ser vista como política de segurança pública no trânsito. “Se a gente expor bem esse tema, tenho fé que as autoridades vão se animar em pesquisar, se debruçar sobre ele e implantar. Estamos tratando de vidas, de segurança no trânsito. Essa é uma pauta que merece atenção”, concluiu.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro



