Política

Morre ex-prefeito alagoano de infarto no final da tarde desta quarta-feira em sua cidade

João Pereira foi prefeito pelo PT no pleito de 2012. Sua eleição se revestiu de grande significado, pois ele foi o primeiro prefeito quilombola de Alagoas

Por Edmílson Teixeira 10/09/2025 20h19
Morre ex-prefeito alagoano de infarto no final da tarde desta quarta-feira em sua cidade
Foto antiga com João Pereira em uma grande mobilização em Brasília em 2013 - Foto: Internet

A cidade de Santa Luzia do Norte, na região metropolitana de Maceió, está de luto. Faleceu, vítima de um infarto, o ex-prefeito João Pereira da Silva, aos 75 anos. Ele estava a pé a caminho de sua residência no final da tarde desta quarta-feira, 10, quando sofreu o mal súbito.
João Pereira, que completaria 76 anos no dia 15 de outubro, foi prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no pleito de 2012. Sua eleição se revestiu de grande significado, pois ele foi o primeiro prefeito quilombola de Alagoas.

Nascido em 15 de outubro de 1949, no Quilombo — uma comunidade urbana de remanescentes quilombolas de Santa Luzia do Norte —, João Pereira era neto de escravos. Sua trajetória foi marcada por trabalho e persistência desde cedo. Começou a trabalhar aos 12 anos, atuando como ajudante de padaria, aprendiz de sapateiro e eletricista de automóveis.

Após quatro tentativas consecutivas, ele tomou posse em 1º de janeiro de 2013, concretizando o sonho de governar sua terra natal. Durante seu mandato, foi muito querido pela população, sendo lembrado por sua delicadeza e tranquilidade na condução dos trabalhos.

Homenagem e Legado


O atual prefeito, Francis Correia, publicou uma nota de pesar, destacando que "a memória de João Pereira permanecerá viva na história do município e no coração de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele".

Francis Correia decretou luto oficial, prestando uma justa homenagem a quem tanto fez por Santa Luzia do Norte. A Prefeitura e a comunidade local se solidarizam com a família e os amigos de João Pereira da Silva neste momento de dor, desejando força e conforto para enfrentar essa perda irreparável.