Política
Parlamentares iniciam crise com MST em Arapiraca
Deputado estadual Cabo Bebeto e o vereador Vavazinho acionaram a empresa Equatorial para cortar energia em acampamento

Em Arapiraca, o vereador Vavazinho e o deputado estadual Cabo Bebeto, ambos do Partido Liberal (PL), foram na última terça-feira (15), até o acampamento recém-formado pelos trabalhadores do Movimento dos Sem Terra (MST), em uma fazenda ocupada por cerca de 150 famílias, próximo à Vila Bananeiras, para acompanhar o corte no fornecimento de energia elétrica no local. Eles acionaram a empresa Equatorial para realizar o corte na rede elétrica.
A ação, registrada por vídeos e fotos, ganhou forte repercussão nas redes sociais e dividiu opiniões. Enquanto apoiadores dos parlamentares aplaudiram a iniciativa, por outro lado, juristas e representantes de movimentos sociais denunciaram o ato como arbitrário e ilegal, comparando a atitude a abuso de autoridade.
Na quarta (16), um novo vídeo viralizou mostrando que a energia foi religada pela empresa Equatorial Energia.
Segundo a coordenação do MST, a ação dos políticos não apenas coloca vidas em risco como também fere os direitos humanos básicos. “Cortar energia de famílias humildes e com crianças durante a noite é desumano e irresponsável”, afirmou uma liderança em contato com a Tribuna Independente.
A fazenda foi ocupada no mês de abril deste ano, mesmo sob ameaça de homens armados. Sob o lema nacional da Jornada “Ocupar para o Brasil alimentar”, a mobilização reivindica a destinação das terras improdutivas na região para o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis para a sociedade.
A área ocupada pertence ao Grupo Bananeira e, segundo o MST, está improdutiva desde 2012. Os advogados do grupo empresarial afirmam que a ocupação é ilegal.
SOLUÇÃO DE CONFLITOS
Em contato com a Tribuna Independente, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), informou que está em contato com as partes - MST e Grupo Bananeira -, atuando na intermediação do conflito. “O fato novo é que haverá uma audiência de conciliação ainda este, mais precisamente no dia 28, promovida pela Comissão de Soluções Fundiárias”, comunicou.
“AQUI TEM LEI”
Na última terça-feira (15), o deputado Cabo Bebeto autorizou a divulgação de um material na imprensa apontando o que houve em Arapiraca. Segundo o parlamentar, durante a visita, foi constatada a presença de um acampamento instalado na área da fazenda, que, segundo Cabo Bebeto, trata-se de uma propriedade produtiva, e, portanto, não enquadrada nos critérios da reforma agrária. “Como invadem se sabem que a fazenda não faz parte da reforma agrária?”, questionou o deputado.
O parlamentar ressaltou ainda a vigência da Lei Estadual nº 8.986/2023, de sua autoria, que estabelece sanções e multas para invasões de propriedades públicas ou privadas em Alagoas. “A gente está vendo aqui, in loco, a invasão. Nós já temos provas de uma pessoa, pelo menos, que participa dessa invasão. E, junto com Vavazinho [vereador], estamos indo à delegacia registrar o Boletim de Ocorrência para que seja aplicada a multa a esse cidadão”, afirmou Bebeto.
De acordo com o deputado, o envolvido identificado seria funcionário público de outro município e atua como líder do acampamento. “Aqui tem lei, e a gente vai cobrar a execução e cumprimento”, enfatizou.
A Tribuna Independente também quis saber do deputado se ele iria se posicionar sobre o assunto. Em resposta, o deputado disse ter sido “uma satisfação ter acompanhado de perto o corte da energia, da ligação irregular, do ‘roubo de energia’”.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
3Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
4Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo