Política
'Não há plano para privatizar a Casal', diz secretário estadual Vitor Pereira
Baseado em estudo realizado com o BNDES, Estado aposta num modelo de reestruturação inspirado na eficiência da Algás, focado no superávit e na garantia de empregos

O secretário de Estado do Governo de Alagoas, Vitor Pereira, afirmou nesta segunda-feira (19) que “não há plano para privatizar a Casal”. Segundo ele, estudos em andamento com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) têm como foco exclusivo a reestruturação interna da Companhia de Saneamento de Alagoas, com o objetivo de fortalecer sua atuação como empresa pública e garantir a melhoria contínua dos serviços prestados à população. “Queremos uma Casal eficiente, nos moldes do que vemos na Algás. A reestruturação vai assegurar empregos e gerar superávit”, afirmou Pereira.
A declaração foi feita após a repercussão de informações divulgadas por representantes sindicais e reproduzidas por veículos de comunicação, que sugeriam uma possível venda da companhia. O Governo de Alagoas esclareceu que tais alegações não têm qualquer respaldo técnico ou político.
“O objetivo é otimizar as atividades atuais. A Casal hoje atua majoritariamente na produção de água, com participação muito reduzida nos setores de esgoto e comercial — áreas que, em grande parte, já foram concedidas à iniciativa privada. A proposta é reforçar o papel estratégico da empresa nesse novo cenário, e não promover qualquer tipo de privatização”, reforçou o secretário.
A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, também refutou as especulações sobre a venda da companhia. “Essa história de privatização nunca sequer esteve em cogitação”, afirmou.
A Casal continua operando como uma empresa pública essencial para o fornecimento de água tratada à população alagoana. Sua reestruturação visa fortalecer ainda mais essa função estratégica dentro do novo modelo regional de saneamento, que prevê parcerias com operadores privados para ampliar e acelerar os investimentos em coleta e tratamento de esgoto em todo o estado.
Leia também
Manifestação Urbanitários protestam contra entrega da Casal para a iniciativa privada Alagoas Urbanitários protestam contra novo leilão da Casal e denunciam risco de desabastecimento Urbanitários Trabalhadores da Casal realizam paralisação dia 15 em protesto contra privatização da empresa 16 de maio Trabalhadores da Casal vão realizar paralisação em protesto contra privatização da empresa Quinta-feira (24) Assembleia da Casal definirá estratégias contra privatização da empresa Alagoas Sindicato dos Urbanitários denuncia acordo Casal-Braskem e alerta para riscos ao patrimônio público e ao abastecimento de água de Maceió Urbanitários Trabalhadores da Casal querem audiência com governador para discutir a privatização da empresa Urbanitários Trabalhadores da Casal se mobilizam contra a privatização da empresaMais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
3Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia