Política
Vítimas de violência doméstica podem realizar exame de corpo de delito em hospitais públicos e privados
Lei é da vereadora Olívia Tenório

Hospitais públicos e privados de Maceió são obrigados a realizar exames de corpo de delito em mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. A legislação, de autoria da vereadora Olívia Tenório, foi aprovada e sancionada com o objetivo de evitar que as vítimas precisem se deslocar até o Instituto Médico Legal (IML), garantindo um atendimento mais humanizado, ágil e menos traumático.
Segundo a vereadora, essa medida é um passo fundamental na luta contra a violência de gênero, garantindo mais acolhimento e acesso à justiça para as vítimas.
“O exame de corpo de delito feito no próprio hospital evita que a vítima tenha que passar pelo desgaste emocional de se deslocar até o IML. Essa mudança não só facilita o acesso à prova da agressão, como também garante um atendimento mais humanizado e acolhedor, com o suporte de uma equipe multidisciplinar”, afirmou Olívia.
Além de minimizar os impactos psicológicos da violência, a nova lei busca dar mais celeridade ao processo de comprovação dos crimes, permitindo que as vítimas recebam assistência médica e pericial no mesmo ambiente.
A vereadora Olívia Tenório destacou ainda a importância de levar esse tipo de atendimento para unidades de saúde próximas à residência da vítima ou ao local onde o crime ocorreu, reduzindo o constrangimento e a angústia enfrentados por quem já passou por uma situação de extrema vulnerabilidade.
“Em um momento tão sensível, proporcionar um ambiente que transmita empatia e compreensão pode ser determinante para a recuperação física e emocional da vítima”, reforçou a vereadora.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas