Política
Presidente Lula lamenta morte do advogado alagoano Marcello Lavenère
Ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil morreu aos 86 anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota de pesar e lamentou a morte do advogado alagoano Marcello Lavenère Machado, que faleceu aos 86 anos. Lula destacou o legado deixado pelo jurista na advocacia e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
"Se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura", ressaltou o presidente em sua nota.
Ele se tornou nacionalmente conhecido por ter, como presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assinado o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Confira os documentos do pedido de impeachment.
O advogado foi presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, entre 2003 e 2007, onde se dedicou à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, em atuação pelos direitos dos perseguidos políticos.
Confira a nota de pesar na íntegra:
"Nos despedimos neste domingo do professor e ex-presidente do Conselho Federal da OAB, o alagoano Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos.
Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou seu legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura.
Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Marcello Lavenère.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República"
Mais lidas
-
1Cidade Universitária
Mulher é morta durante assalto na parte alta de Maceió após tentar fugir de criminosos
-
2Santa Amélia
Adolescente sobrevive após fingir-se de morto durante ataque a tiros em Maceió
-
3HC Pet
População reclama de espera de 5 horas por atendimento em hospital veterinário de Maceió
-
4Eleição 2026
Prefeito e vice lideram grande ato político em Quebrangulo e reafirmam apoio à reeleição de Alexandre Ayres
-
5Aldeia do Índio
SSP se pronuncia sobre morte de mulher baleada durante abordagem da PM no Jacintinho





