Cidades
Advogado alagoano Marcello Lavenère Machado morre aos 86 anos
Marcelo foi presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Faleceu aos 86 anos, na manhã deste domingo (12), em Brasília, o advogado alagoano Marcello Lavenère Machado. Jurista fortemente identificado com as pautas sociais, direitos humanos e cooperativismo, Lavenère se tornou uma das mais importantes referências dentro do mundo jurídico no Brasil.
Natural de Maceió, Marcello Lavenère era advogado e consultor jurídico; foi presidente da OAB/AL por dois mandatos consecutivos, membro vitalício do Conselho Federal da OAB; foi Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade de Brasília (UnB) e da Escola Superior do Ministério Público; foi Procurador do Estado de Alagoas; ex-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça de 2003 a 2007 e ex-membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB.
Torcedor apaixonado do Botafogo, Marcello deixa esposa, 6 filhos, 15 netos e 7 bisnetos.
O corpo será velado e cremado em Brasília nesta segunda-feira (13).
Presidente do TJ/AL manifesta apesar
O desembargador Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), manifestou pesar pelo falecimento de Marcello Lavenère (86), na manhã deste domingo, em Brasília (DF), e relembrou sua postura sempre republicana.
“Marcello foi um grande jurista alagoano. Destacou-se pela postura sempre republicana. Era uma das mais importantes referências do segmento jurídico brasileiro. Minhas condolências a todos os seus familiares”, afirmou o desembargador Fernando Tourinho.
OAB/AL
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, emitiu nota de pesar. Confira abaixo na íntegra:
"NOTA DE PESAR
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, comunica, com imenso pesar e grande tristeza, o falecimento do advogado, ex-presidente da OAB/AL (1981-1985) e ex-presidente do CFOAB, Marcelo Lavenère Machado.
A OAB/AL sente-se honrada de ter este grande jurista brasileiro como membro honorário da Ordem alagoana, com relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade brasileira. Neste momento de tristeza e dor, a OAB/AL presta sentimentos e solidariedade à sua família e amigos.
O corpo será velado e cremado em Brasília nesta segunda-feira, 13 de janeiro de 2025."
Mais lidas
-
1Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
2Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
3Prepare-se para mais surpresas
Tudo o que você precisa saber antes de ver a segunda temporada da série Detetive Alex Cross
-
4Agreste
Aranha, apontado como um dos maiores traficantes de drogas de Alagoas, é morto ao deixar presídio
-
5Processo
Executivos da Braskem são acusados por crime ambiental na CVM



