Política

Servidores efetivos do Judiciário participam de treinamento para o Teste de Integridade das urnas eletrônicas

Teste é uma das etapas importantes de fiscalização e auditorias do processo eletrônico de votação

Por Ascom TRE/AL 29/09/2024 15h53
Servidores efetivos do Judiciário participam de treinamento para o Teste de Integridade das urnas eletrônicas
Capacitação aconteceu no sábado (28) - Foto: Ascom TRE/AL

No último sábado (28), oitenta servidores efetivos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Tribunal de Justiça (TJ) e da Justiça Federal (JF) participaram de um treinamento para participação no Teste de Integridade das Unas Eletrônicas, uma das etapas importantes de fiscalização e auditorias do processo eletrônico de votação. A capacitação foi organizada pela CAVE – Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica.

As servidoras Renata Ataíde, Helenalba Menezes, Katherine Teixeira e Taciana Alécio, integrantes da CAVE, foram as responsáveis pelo treinamento. No dia anterior ao 1º turno das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) inicia um evento público que definirá as 23 urnas eletrônicas que serão usadas no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e no Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. Essas duas auditorias acontecem a cada turno das eleições desde 2002, e têm como objetivo atestar o grau de confiança nas urnas eletrônicas.

Os servidores efetivos dos demais órgãos do Judiciário participarão, no sábado, do sorteio das urnas eletrônicas que participarão dos testes e preencherão as cédulas de papel que serão “ditadas” para os votos na urna eletrônica. No domingo, eles atuam, durante o horário de votação, diretamente no Teste de Integridade.

O Teste de Integridade é a ocasião em que se realiza a auditoria de verificação de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso. Desde 2002, a Justiça Eleitoral realiza esses testes, que simulam uma votação com dados reais de eleitores e candidatos.