Política

Deputado e candidato não vão se manifestar sobre crítica de Teca Nelma

Por Editoria de Política com Thayanne Magalhães - Tribuna Independente 05/09/2024 10h14
Deputado e candidato não vão se manifestar sobre crítica de Teca Nelma
Deputado Silvio Camelo é o presidente da Federação que reúne PT, PV e PCdoB - Foto: Ascom ALE

Esta semana, a vereadora e candidata à reeleição, Teca Nelma (PT), encaminhou um manifesto ao diretório do partido em Maceió para demonstrar o seu incômodo com a distribuição do tempo de propaganda eleitoral na televisão, referente à Federação Brasil da Esperança (composta por PT, PV e PC do B).

Segundo a parlamentar, o tempo de inserção destinado aos candidatos da federação foi dividido de maneira desigual, beneficiando o candidato Silvio Camelo Filho, do PV, que é filho do deputado estadual Silvio Camelo, presidente da Federação.

Ontem (4), a reportagem da Tribuna Independente conseguiu contato com o presidente da Federação, o deputado estadual Silvio Camelo, bem como com a assessoria do candidato a vereador, Silvio Camelo Filho. A Tribuna questionou se o parlamentar e o candidato comentariam o manifesto feito por Teca Nelma em relação ao que, segundo ela, está ocorrendo no guia eleitoral, mas tanto Silvio quanto Silvio Camelo Filho informaram que não irão se pronunciar. O PT, que em Maceió é presidido por Marcelo Nascimento, também não se manifestou.

ENTENDA

Em carta endereçada ao presidente municipal do PT, Teca Nelma expressou preocupação com o que considera uma “concorrência desleal”. Ela destacou que Silvio Camelo (filho) teria recebido um número significativamente maior de inserções televisivas em comparação com os demais candidatos da federação.

A vereadora também relatou não ter sido consultada sobre os dias e horários de suas aparições no guia eleitoral e questionou a legalidade de uma taxa que lhe foi solicitada para a aceitação de suas gravações pelas emissoras de televisão. Teca Nelma pediu ao presidente do PT de Maceió que tome providências para restabelecer a proporcionalidade na distribuição do tempo de propaganda e que esclareça a cobrança das taxas mencionadas.

“Para minha surpresa, após reiterados pedidos, quando recebi cópia do mapa de mídia para os primeiros sete dias do guia eleitoral da Federação Brasil da Esperança, o candidato do PV, Silvio Camelo, homônimo do pai, o deputado estadual Silvio Camelo, presidente de nossa Federação, aparece com três vezes mais inserções do que as inserções das candidaturas do PT que mais aparecem. Por exemplo, nas sete aparições da Federação no último horário da noite no guia na televisão, o candidato Silvio Camelo aparece cinco vezes. Além disso, não consta no mapa de mídia os nomes de nenhuma das candidaturas do PV em 14 de suas vagas, o que impede qualquer avaliação”, encaminhou a vereadora à presidência municipal do PT.

Ainda no comunicado endereçado ao partido, a vereadora ressaltou que indicativo de proporcionalidade e igualdade entre todas as candidaturas da chapa da Federação está sendo ferido.