Política

Alagoas é o 1º estado a firmar parceria com o Movimento Todos à Mesa

Protocolo de intenções foi assinado pelo governador para elaboração de estudo destinado a reduzir impactos causados pela fome

Por Severino Carvalho / Agência Alagoas 02/08/2024 21h46
Alagoas é o 1º estado a firmar parceria com o Movimento Todos à Mesa
Solenidade aconteceu no Salão Aqualtune, Palácio República dos Palmares - Foto: Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas assinou, nesta sexta-feira (2), o Protocolo de Intenções para adesão do Governo do Estado, por meio do programa Alagoas sem Fome, ao Movimento Todos à Mesa. Trata-se da primeira Unidade da Federação a estabelecer a parceria no país para instituir uma coalização entre os setores público e privado que busca a redução dos impactos causados pela fome, evitando o desperdício de alimentos e fortalecendo as redes de redistribuição.

A solenidade aconteceu no Salão Aqualtune, Palácio República dos Palmares, e reuniu os representantes das instituições que fazem parte da coalização. O acordo prevê a instituição de um plano de trabalho conjunto, visando maximizar o impacto socioambiental da iniciativa.

“Essa parceria do Movimento Todos à Mesa com o Estado de Alagoas é a primeira no país. Hoje a gente inaugura essa parceria com o Governo do Estado para realizar um grande diagnóstico e identificar quais são os pontos de excedentes de alimentos que ainda são bons para o consumo, porém não têm mais valor comercial, para conectar esses excedentes com organizações da sociedade civil que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social”, disse a CEO e fundadora da Connecting Food e coidealizadora do Movimento Todos à Mesa, Alcione Pereira.

A execução técnica do plano de trabalho ficará a cargo da Connecting Food, primeira foodtech brasileira de impacto social especializada em levar alimentos que seriam descartados por empresas às Organizações da Sociedade Civil.

(Foto: Agência Alagoas)


"Com base nesse estudo, em aproximadamente dois meses, vamos ter um plano de ação e aí sim, na segunda etapa do projeto, a gente vai entender qual que é a melhor forma de implementar essas redes de redistribuição de alimentos, de acordo com o potencial que a gente encontrar aqui no estado”, explicou Alcione.

FUNDAÇÃO

Fundada em 2016 pela engenheira de alimentos Alcione Pereira, a Connecting Food é a primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda são bons para o consumo, às Organizações da Sociedade Civil.

“A gente sai daquele cenário somente de doação de cestas básicas na pandemia e vamos pensar numa agenda mais estruturante, por meio da iniciativa privada. Desde 2021, nós estamos aí com quase 30 empresas, dentre elas a metade das maiores empresas de produção e distribuição de alimentos do mundo, que também fazem parte do movimento. A gente sabe que a união da iniciativa privada para mover agendas da política pública faz muito sentido”, acrescentou Alcione.

Atualmente, a Connecting Food atende mais de 600 OSCs (Organizações da Sociedade Civil), nas 27 unidades federativas do país, abrangendo mais de 300 cidades. Até o momento, a empresa já auxiliou na redistribuição de 15,7 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, garantindo o complemento de mais de 29 milhões de refeições.

Entre o portfólio de clientes estão: GPA, iFood, Assaí Atacadista, Carrefour, Proença Supermercados, Nestlé, Bauducco e Danone.

SOLENIDADE

A solenidade reuniu os secretários de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Hugo Leahy; da Fazenda, Renata Santos; da Ciência e Tecnologia, Silvio Bulhões; da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born; de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César; do Trabalho, Emprego e Qualificação, Cláudia Balbino; de Prevenção à Violência, Paloma Tojal; da Ressocialização e Inclusão Social, Diego Teixeira; da Comunicação, Joaldo Cavalcante; e do Turismo, Bárbara Braga.

Participaram também da cerimônia os representantes das empresas Assaí Atacadista, João Miguel; da Bauducco, Peterson Vogas; da Pepsico, Cristiane Lopes; do Carrefour, Délcio Sandi; e o presidente da Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal), Almir Rogério da Silva; além dos deputados estaduais Silvio Camelo, Fátima Canuto e Lelo Maia.