Política
Rafael Brito quer rever acordos com a Braskem
Pré-candidato critica a forma como Município e mineradora excluem as vítimas em Maceió
Pré-candidato à Prefeitura de Maceió, o deputado federal Rafael Brito (MDB) participou ontem (30) de uma sabatina promovida pelo portal UOL e Folha de S. Paulo, e prometeu, caso eleito, revisar todos os contratos firmados entre o Município e a Braskem, empresa envolvida no desastre ambiental que afetou 14,4 mil imóveis nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.
O parlamentar criticou os acordos realizados com a mineradora, afirmando que foram “impostos” às vítimas do afundamento do solo. “Vou revisitar todos os acordos na Justiça, em qualquer instância que eu puder, em nome dessas 60 mil vítimas que tiveram de sair de suas casas, parar de trabalhar, fechar os seus negócios por conta do maior crime ambiental da história da humanidade cometido aqui em Maceió. Aqui, o poder público correu para o colo da Braskem. A prefeitura fez um acordo para ter dinheiro, até hoje nenhum centavo desse dinheiro foi para vítima. Esse é um problema muito sério e, a partir de 1º de janeiro, vou rever todos os acordos que a prefeitura tem com a Braskem”, disse ele.
Rafael Brito prometeu construir um memorial às vítimas do desastre e um parque municipal na área. “Temos que fazer um fundo de verdade para as vítimas, fazer moradias para as vítimas, dividir o dinheiro com as vítimas, construir um novo bairro.”
Durante a sabatina, Rafael Brito apresentou suas propostas para a mobilidade urbana, uma das principais demandas da população de Maceió. Ele prometeu investir em infraestrutura e modernização do transporte público, com foco na melhoria das condições dos ônibus e na criação de corredores exclusivos para agilizar o tráfego.
“Nosso objetivo é garantir que os cidadãos possam se deslocar pela cidade de maneira eficiente e segura. Vamos implementar um sistema de transporte integrado e sustentável, que atenda a todos os bairros”, afirmou.
Além das propostas de melhoria para o transporte público e a criação de ciclovias, Rafael Brito destacou um projeto de construção de um teleférico em Maceió. O pré-candidato explicou que o teleférico não só reduziria o tempo de deslocamento entre áreas de difícil acesso, mas também se tornaria um atrativo turístico, impulsionando a economia local. “Vamos transformar a mobilidade em Maceió, oferecendo um transporte eficiente e ao mesmo tempo integrando pontos turísticos e comunidades mais isoladas”, destacou.
CRÍTICAS A JHC
O pré-candidato também criticou o atual prefeito de Maceió, JHC (PL), que também é candidato à reeleição, e fez um alerta ao eleitorado da capital sobre a composição da chapa. Ele ressaltou que JHC já demonstrou interesse em concorrer ao governo do estado em 2026, o que poderia resultar em uma mudança de prefeito durante o mandato.
“Com um ano e três meses, se ele realmente [for reeleito e] for candidato, o prefeito será outro que o eleitor nem conhece. Então é muito importante que, durante a eleição, a gente faça essa discussão”, alertou o deputado federal.
NÃO VAI
A sabatina do UOL e Folha de S. Paulo continua na sexta (2) com o candidato Lobão (SD). JHC foi convidado, mas informou que não irá participar.
Parlamentar pretende contar com Lula no palanque
A sabatina do UOL e Folha de S. Paulo com o pré-candidato a prefeito de Maceió Rafael Brito (MDB) também abordou sobre apoios à sua candidatura que será homologada no próximo domingo (4).
O parlamentar pretende contar com a presença do presidente Lula na campanha eleitoral. Maceió foi a única capital nordestina a dar vitória a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022, mas o candidato afirma que a presença do presidente será importante.
“Com certeza [quero Lula na campanha], Lula é fundamental, tem promovido mudanças importantíssimas no país. O PT faz parte da nossa aliança há muito tempo. A gente milita junto há muito tempo, demos apoio ao presidente Lula desde o primeiro turno na eleição passada”, declarou o deputado federal.
Nas eleições de 2022, em Maceió, Bolsonaro teve 57,18% dos votos válidos no segundo turno, ante 42,82% de Lula. Já na disputa pelo Executivo estadual, Rodrigo Cunha (Podemos), atual senador, recebeu 62,05% dos votos válidos na capital, enquanto Paulo Dantas teve 37,95%.
Rafael Brito também minimizou as derrotas dos aliados Lula e Paulo Dantas (MDB), governador de Alagoas, no segundo turno das eleições em Maceió.
“Maceió teve esse viés mais conservador em toda a sua história. Serra venceu em 2002 contra Lula. Mas isso nunca impediu Renan Filho de ganhar duas eleições e Paulo Dantas vencer [no primeiro turno] na eleição passada”, disse.
Rafael Brito disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o prefeito JHC (PL) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “fazem parte do mesmo pacote”. “É o campo [político] que diz, como disse o presidente Bolsonaro, que o nordestino é o pior povo que existe e o Nordeste é o pior lugar para se viver.”
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção