Política

Federação pode definir indicação de vice do MDB

Partidos devem se reunir nesta quarta-feira para deliberar qual o nome a compor

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 31/07/2024 07h51
Federação pode definir indicação de vice do MDB
Presidente da Federação, Silvio Camelo destaca que o vice pode ser escolhido tanto no PV quanto no PT - Foto: Edilson Omena

A novela em torno do vice da chapa do deputado federal Rafael Brito (MDB), pré-candidato à Prefeitura de Maceió parece estar chegando ao fim. Está marcada para esta quarta-feira (31) uma reunião da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) que oficializa o nome indicado para compor a chapa. Com a retirada da candidatura própria de Ricardo Barbosa (PT), por decisão da direção nacional do PT na última segunda feira (29), está confirmada a aliança e os partidos estão articulando para deliberar sobre um nome.

O deputado Silvio Camelo (PV), presidente da Federação, afirmou que a indicação do vice é um pleito do grupo.

“A Federação vai barganhar a indicação de um vice na chapa do MDB, encabeçada pelo Rafael Brito, e vai solicitar indicação. A Federação é o que tem mais tempo de televisão. A Federação é que tem uma chapa completa do vereador, uma chapa forte. A Federação é o partido do presidente Lula. A Federação está totalmente identificada com o projeto do governador Paulo Dantas e com o trabalho que está sendo realizado por esse grupo político há quase dez anos”, declarou o parlamentar em contato com a reportagem da Tribuna Independente.

Quanto ao nome, Silvio Camelo prefere manter o debate em aberto. “Pode ser de qualquer um dos três partidos. Vai ter reunião amanhã [hoje, 31]. Até lá o PT estará se reunindo hoje [noite de ontem, 30], pelo que eu sei. O PV e o PCdoB já se reuniram e amanhã [hoje] vamos sentar para a gente debater e fazer um encaminhamento”.

ALIANÇA PT-MDB

Durante sabatina para o canal UOL, na terça-feira (30), o pré-candidato do MDB, Rafael Brito, foi questionado sobre a aliança contra a vontade da instância local do PT, e ele garantiu que está tudo pacificado.

“Eu tenho recebido uma série de mensagens, de ligações de candidatos a vereador pelo PT, pelo PC do B, pelo PV, que entendem que essa foi a melhor decisão, que essa é a melhor estratégia eleitoral para o nosso campo. Eu estou muito feliz com esse apoio, fico muito honrado. Mesmo que a gente não tenha caminhado juntos, em 2016 e em 2020, mas vai caminhar junto agora em 2024, através dessa aliança que a gente tem em torno das pessoas que mais precisam”, avaliou.

O deputado federal falou, finalmente, que a indicação virá da federação. “A gente está muito afinado, como eu disse, desde ontem, eu tenho conversado muito com as pessoas que fazem parte da federação aqui em Alagoas. Está aberto para a federação indicar o candidato à vice na nossa chapa. Eu acho que isso que é o que vai acontecer nos próximos dias, é isso que a gente está trabalhando para que a gente consolide também na majoritária essa ampla aliança de oposição à atual gestão”, disse Rafael.

Nas últimas semanas, quando questionado sobre quem poderia ser o seu vice, Rafael Brito informava que a situação estava sendo tratada pelo presidente da legenda em Alagoas, o senador Renan Calheiros. O parlamentar também não confirmava que seu vice poderia ser escolhido de outros partidos aliados, a exemplo do PSB, que hoje é regido por indicados do governador Paulo Dantas, ou até mesmo do PDT, do vice-governador Ronaldo Lessa.

A convenção do MDB que vai referendar a candidatura de Rafael Brito à prefeitura de Maceió está marcada para o próximo domingo (4), no ginásio do colégio Fantástico no Benedito Bentes. Agora coligado com a Federação, ele se consolida como o candidato oficial do presidente Lula, se posicionando como grupo que vai combater o Bolsonarismo na capital.