Política

PSDB de Quebrangulo/AL aciona Justiça Eleitoral contra atitude do vice-prefeito, que é pré-candidato

Cardoso postou um vídeo onde jovens relatam não conhecer o ex-gestor da cidade

Por Edmílson Teixeira 13/06/2024 18h19 - Atualizado em 13/06/2024 18h26
PSDB de Quebrangulo/AL aciona Justiça Eleitoral contra atitude do vice-prefeito, que é pré-candidato
Emanoel Cardoso tem postado vídeos mostrando as ações do prefeito Marcelo Lima - Foto: Instagram

Conforme nota produzida pela assessoria do PSDB de Quebrangulo, o partido está se articulando contra diversas irregularidades de campanha eleitoral que vêm acontecendo na cidade, mediante o comportamento do candidato apoiado pelo prefeito Marcelo Lima (MDB). O alvo é o atual vice-prefeito Emanuel Cardoso, pré-candidato que não perde tempo para usar suas redes sociais na busca do voto, comportamento que para o PSDB, isso é uma prática de propaganda eleitoral antecipada.


Diz a NOTA:



Foram ajuizadas duas Representações, onde a legenda sustenta que o pré-candidato se utilizou de postagens em seu perfil no Instagram, para pedir voto aos internautas (por meio de “palavras mágicas” – expressões equivalentes a “vote em mim”), assim como para promover propaganda negativa contra seu adversário político (Manoel Tenório), inclusive com discriminação etária e discursos “de ódio” que visavam denegrir a imagem de seu opositor.


Consultado a respeito de tais demandas, o advogado do partido representante informou que o intuito das ações não é retirar as propagandas do ar ou censurar opinião política alheia, mas, sim, fazer com que o pré-candidato Emanoel Cardoso seja responsabilizado por infringir a lei eleitoral e seja condenado a pagar multa por propaganda antecipada.


É cediço que as campanhas eleitorais somente são permitidas a partir do dia 16 de agosto de 2024, sujeitando os pretensos candidatos ao pagamento de multa que varia entre R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00 que tentarem antecipar esse período.


A discussão judicial ainda não teve decisão (Representação nº 0600030-96.2024.6.02.0028 e 0600024-89.2024.6.02.0028), mas o posicionamento que o Judiciário adotar nesses casos dará o tom de como serão as eleições naquele em Quebrangulo.

O espaço está aberto para o direito de resposta, já que a nossa reportagem não conseguiu falar com o acusado, Emanuel CArdoso - 

Tags: