Política

Em Arapiraca, partido do governador Paulo Dantas sai do zero e passa a ter quatro vereadores após ‘janela partidária’

Parlamentares aproveitaram o período de um mês para fazer a migração para outras legendas

Por Davi Salsa 15/04/2024 10h49 - Atualizado em 15/04/2024 18h31
Em Arapiraca, partido do governador Paulo Dantas sai do zero e passa a ter quatro vereadores após ‘janela partidária’
Legenda tem agora quatro representantes no Poder Legislativo de Arapiraca - Foto: Assessoria

A troca de partidos foi uma constante nas Câmara de Vereadores, no período permitido pela legislação eleitoral em todo o Brasil.

O prazo foi encerrado no último dia cinco de abril. Em Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, com mais de 150 mil eleitores, 13 dos 19 vereadores mudaram de legenda durante a ‘janela partidária’, período em que é possível mudar de partido político para concorrer às eleições municipais em outubro deste ano.

O MDB do prefeito Luciano Barbosa e do senador Renan Calheiros tem a maioria (6), o mesmo número do PP do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Antes da janela partidária, o MDB contava com cinco vereadores na Câmara de Arapiraca: Léo Saturnino, Rogério Nezinho, Doutora Fany, Márcio do Canaã, Wellington Magalhães e ampliou com a chegada do vereador Melquisedeque Oliveira, que saiu do Republicanos e ingressou no MDB.

Já o PP contava com apenas dois vereadores: Adriano Targino e Túlio Freire, que saiu do partido e filiou-se ao Solidariedade. Por outro lado, o partido manteve Adriano Targino e recebeu outros nomes de peso, como o presidente da Câmara, Sérgio do Sindicato, Fabiano Leão, Pablo Fênix, Edvânio do Cangandu e Alisson da TIM.

Nova bancada

O PSB do governador Paulo Dantas não tinha representante no Poder Legislativo de Arapiraca, e agora conta com quatro vereadores: Zé Carlinhos, Vicente do Remédio, Doutor Fábio e Givaldo Bicudo.

Outro vereador que mudou de partido foi o ex-presidente da Câmara, Thiago ML, que ingressou no União Brasil, enquanto Márcio Marques estava no Republicanos e anunciou que não vai disputar a reeleição.