Política
PT aguarda se Dr. Valmir sai ou fica no partido
Presidente do diretório municipal, Marcelo Nascimento, diz que não houve nenhuma formalização para desfiliação do vereador

A janela partidária fecha o prazo para a troca de legendas nesta sexta-feira (5), e as movimentações sobre chegadas e partidas nas siglas, sobretudo por conta do período eleitoral, mobiliza políticos que estão no exercício do mandato e buscam renová-los na Câmara de Maceió. No PT, por exemplo, desde o anúncio da filiação da vereadora Teca Nelma, houve uma série de ameaças de candidatos sobre uma possível debandada. Até agora quase nada mudou, mas as especulações estão fortes.
O PT Maceió continua sendo alvo. Nos últimos dias, o nome do vereador Dr. Valmir foi especulado como uma possível saída do partido. À reportagem da Tribuna Independente, o presidente do diretório municipal, Marcelo Nascimento, disse que não há nada de concreto sobre a desfiliação do parlamentar.
“Não houve nenhuma formalização de desfiliação”. Marcelo Nascimento disse acreditar que “tudo não passa de especulação”.
A reportagem não conseguiu contato com o vereador até o fechamento desta edição, porém o espaço continua aberto caso o parlamentar queira tratar sobre o assunto desfiliação.
Nos bastidores, a reportagem da Tribuna teve acesso a informações de aliados de Dr. Valmir que ele tem recebido sondagens e convites para se filiar a outras legendas. O petista está provavelmente fazendo as contas, tanto de votos quanto de fundos, sobre onde é mais estratégico eleitoralmente para ele.
Ainda nos bastidores, as informações são de que a conversa mais forte está com as legendas ligadas ao governo estadual. Tem o PSB, presidido pela filha do governador, Paula Dantas, que parece ser uma das possibilidades mais fortes. Tem também o PDT, através de uma ligação de Valmir com Ronaldo Lessa, que pode ser a opção. São muitas as possibilidades, até mesmo ficar no Partido dos Trabalhadores e esquecer os desentendimentos.
Ao longo do mandato, Valmir se manteve próximo à bancada de JHC (PL), tendo sido chamado à responsabilidade pelo PT em momentos chaves, para votar com a oposição. Em alguns momentos recebeu emendas da bancada governista, inclusive. Mesmo assim, até agora não se vê sinalização de que ele vá seguir o fluxo dos colegas e se juntar ao partido do prefeito.
Valmir está no primeiro mandato como vereador, ele foi eleito em 2020 com pouco mais de 1600 votos. A chegada de Teca Nelma pode ser uma ameaça, mas dentro do partido há quem acredite que dá para fazer dois nomes, e ele seria contemplado. Resta ao PT esperar que ele finalize seus cálculos até a próxima sexta, quando fecha a janela partidária e ninguém pode mais mudar de ideia.
Para além do PT, a decisão afeta PV e PcdoB, que fazem parte da Federação Brasil da Esperança e compartilham os votos e as cadeiras com o PT. Há quem diga que na federação tem gente fazendo simulações da contabilidade com e sem os votos de Valmir.
Mais lidas
-
1Sorteio
Sorteio das unidades de residencial na Santa Amélia que seria nesta quinta (12) é adiado
-
2Um dia que vira pesadelo
Final explicado do filme 'Até a Última Gota'; Janiyah morre?
-
3Na divisa
Tremor de terra é detectado entre as barragens de Xingó e Paulo Afonso
-
431 anos
Policia Militar de Alagoas lamenta falecimento do sargento João Paulo Freitas de Vasconcelos
-
5Aumento
Preço do fumo renova esperança dos produtores do Agreste de Alagoas