Política

Governador anuncia investimentos para Porto Real do Colégio em evento que retomou obras na BR-101

Paulo Dantas disse que em breve volta ao município para entregar creche Cria, escolas e obras do Minha Cidade Linda

Por Carlos Victor Costa / Agência Alagoas 30/09/2023 18h29 - Atualizado em 01/10/2023 09h13
Governador anuncia investimentos para Porto Real do Colégio em evento que retomou obras na BR-101
Paulo Dantas: 'esse é mais um investimento fundamental para o desenvolvimento do nosso estado' - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas anunciou neste sábado (30), que o município de Porto Real do Colégio vai ser contemplado com a 2ª etapa do Minha Cidade Linda, com a pavimentação de mais 45 ruas da cidade. Ele afirmou ainda que em breve irá inaugurar uma creche Cria no município, além de uma Escola Indígena e outra com 12 salas que estão em processo de finalização das obras.

O anúncio foi feito durante evento do Ministério dos Transportes em Porto Real do Colégio. Na ocasião, o governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinaram contrato e ordem de serviço garantindo R$23,7 milhões para as obras remanescentes que incluem a duplicação de 1,5 quilômetro de pista ao longo da rodovia e a conclusão das alças do viaduto que dão acesso ao trecho urbano do município.

As obras, inseridas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“É de fundamental importância colocar que o presidente Lula e a bancada federal de Alagoas priorizaram os investimentos do Governo Federal para Alagoas. E esse é mais um investimento fundamental para o desenvolvimento do nosso estado. Todos sabem que para nós atraímos investimentos privados, empresas e gerar emprego, nós precisamos de uma infraestrutura eficiente e é isso que o ministro Renan tem feito a frente do Ministério dos Transportes e representado Alagoas”, disse o governador.

O ministro Renan Filho falou que o viaduto faz parte de um conjunto de obras de transportes que estão ou serão realizadas pelo governo federal em Alagoas.

Ministro Renan Filho assina ordem de serviço (Foto: Pei Fon / Agência Alagoas)

“Essa obra está paralisada e com a nossa chegada agora no ministério, e também com a chegada do presidente Lula, estamos retomando todas as obras paralisadas no Brasil inteiro. Aqui garantimos R$ 23 milhões para finalizar o viaduto e o restante da duplicação para conectar a ponte de Propriá, em Sergipe, e fazer as estradas que vão garantir o acesso à cidade, organizar o trânsito, isso é muito importante porque aqui passam muitos caminhões vindo do Brasil, pela BR-101, tanto em direção Nordeste quanto em direção Sul. E a gente finalizar isso vai ajudar a cidade de Porto Real do Colégio, vai facilitar a atração de novos investimentos”.

Ponte de Penedo a Neópolis

Renan também falou sobre a nova ponte que vai ligar os estados de Sergipe e Alagoas, entre os municípios de Neópolis e Penedo. “Vamos lançar o edital em Brasília, na terça-feira, para construção da ponte entre os dois estados. Uma obra que vai ajudar muito o Baixo de São Francisco, o desenvolvimento de Alagoas e o desenvolvimento de Sergipe”.

“Agora, no mês de outubro, vamos publicar todas as licitações. Para o primeiro semestre do ano que vem, nós estarmos com a BR-101 em obra em todos os trechos remanescentes de Alagoas, para a gente finalmente terminar essa obra. Eu assumi um compromisso com o presidente e o governador Paulo de finalizarmos, nesse governo dele, toda a duplicação da BR-101 no Nordeste, que é 1.100 km”, acrescentou.

O senador Renan Calheiros disse que é fundamental a retomada dos investimentos, a geração de desenvolvimento e a melhoria das condições do Brasil.

“O presidente Lula assumiu o compromisso com tudo isso. O que nós estamos vendo hoje aqui em Porto Real do Colégio é uma demonstração de que no governo do presidente Lula, o Brasil vai voltar a dar certo, vai crescer, vai gerar renda. Ele anunciou um plano de aceleração do crescimento [PAC]. É a volta do PAC com recursos para infraestrutura, para todas as áreas da administração, saúde, educação, e é assim um prazer muito grande como senador da República, ao lado do governador Paulo Dantas, ao lado do ministro Renan Filho, poder colaborar diretamente com o desenvolvimento da cidade e com a administração desse amigo querido Aldo Popular [Prefeito de Porto Real do Colégio]”.

O prefeito Aldo Popular ressaltou a alegria em receber investimentos para Porto Real do Colégio. “É um dia de realizações para o nosso município. Eu disse que até o final do meu mandato iria fazer de Porto Real do Colégio a cidade mais bonita do Baixo São Francisco, e a cada dia estamos conseguindo isso com o apoio do Governo do Estado e com governo federal também”.

A obra

O objetivo da duplicação é ampliar a capacidade de tráfego da rodovia para atender à crescente demanda de transporte de pessoas e mercadorias, além de melhorar as condições de trafegabilidade e de segurança viária. A BR-101 é uma das principais vias de escoamento de mercadorias e de deslocamento de pessoas em Alagoas, conectando o estado a outras regiões do Brasil. A duplicação desse trecho, juntamente com a finalização do viaduto, contribuirá significativamente para a segurança no trânsito, reduzindo os riscos de acidentes e congestionamentos, além de agilizar o transporte de cargas e passageiros.

Participaram da solenidade os deputados estaduais Remi Calheiros e Silvio Camelo, além de autoridades e políticos da região.