Política

Oposição à atual diretoria do Sindsaúde questiona falta de transparência no processo eleitoral

Por Assessoria 15/09/2023 10h10
Oposição à atual diretoria do Sindsaúde questiona falta de transparência no processo eleitoral
Neste ano, 17 servidores da saúde do município de Maceió se uniram na formação de uma chapa de oposição - Foto: Acervo pessoal

Há 14 anos o Sindsaúde - Sindicato dos Servidores da Saúde de Maceió - vem sob a mesma direção. O estatuto desta instituição preconiza um mandato de quatro anos e permite apenas dois mandatos, como em todo esse período não houve inscrição de uma chapa de oposição, a atual direção fez a como podemos chamar de “a dança das cadeiras” muda os títulos, permanecem os atores.

A última eleição deveria ocorrer em 2021 - período do distanciamento social devido a Pandemia - apoiados nessa situação a direção conseguiu prorrogar o seu mandato por mais dois anos.

Segundo a Ata da Assembleia Extraordinária dessa prorrogação, lavrada no dia 01 de novembro de 2021, no dia 01 de janeiro de 2024 encerra-se o atual mandato.

Agora, em 2023, no período de setembro a novembro, deverão lançar o edital para inscrição das chapas e realização da eleição.

Neste ano, 17 servidores da saúde do município de Maceió se uniram na formação de uma chapa de oposição. Sua composição conta com servidores de diversas categorias da área da saúde e terá pela primeira vez uma mulher correndo a presidência do Sindsaúde, trata-se da servidora municipal, Merielle Souza.

Estes servidores aguardam a publicação do edital para inscrição da chapa e todos os servidores filiados ao Sindsaúde aguardam a data para participarem do que há anos não acontece - eleição.