Política
Vereador é condenado por falas transfóbicas após denúncia do MP/AL
A partir de denúncia do Ministério Público de Alagoas, Franciney Joaquim dos Santos, vereador no Município de Coruripe, foi condenado pela Justiça pela prática do crime de incitação à discriminação. A denúncia foi motivada por fala do parlamentar, durante sessão plenária, em que ele proferiu frases caracterizadas como transfóbicas (preconceito contra pessoas trans).
A promotora de Justiça Hylza Torres explica que o vereador realizou pronunciamento para tratar sobre a questão do uso de banheiros públicos por pessoas trans. Ao se posicionar sobre o assunto, ele proferiu falas que incitavam a violência contra essa parcela da população LGBT+.
De acordo com a denúncia, Franciney afirmou que, caso uma pessoa trans desejasse usar um banheiro público, ela deveria “sofrer uma coça pesada” e “levar uma pisa boa, essa é a minha opinião”.
As falas do vereador não são acobertadas pela imunidade parlamentar, destaca o promotor de Justiça Lucas Sachsida, que também atuou na ação. A prerrogativa não pode ser utilizada como justificativa para todos os tipos de conduta, muito menos para práticas de incentivo à violência, finaliza.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




