Política

Entrada de dois novos nomes no cenário político para eleições municipais em 2024 alteram quadro político no Litoral Norte

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje 17/08/2023 09h53
Entrada de dois novos nomes no cenário político para eleições municipais em 2024 alteram quadro político no Litoral Norte
Ex-prefeito Bureco Ataíde se filia ao PSB e é pré-candidato em São Miguel dos Milagres(arquivo pessoal) - Foto: Acervo pessoal

Dos oito municípios do litoral Norte de Alagoas, apenas dois prefeitos não vão para a reeleição no ano que vem. Henrique Vilela, em Porto de Pedras, que depois de muitas trapalhadas em indicar possíveis sucessores e abandoná-los logo depois, parece ter encontrado um nome para disputar as eleições, o do empresário Caio Uchoa, filho de Tito Uchôa, que deve ir para a disputa contra outro Caio, o Borghetti, filho do ex-prefeito Júnior Boi Lambão, além do vice Dé Costa, que se sentiu traído pelo gestor e se lançou na disputa. Já Sérgio Lira, em Maragogi, ainda não indicou seu sucessor, apesar de ter nomes bem avaliados pela população.

Nos outros municípios, todos tentarão a reeleição, uns com a certeza de eleições tranquilas pois pré-candidatos ainda não surgiram, outros enfrentarão adversários bastantes conhecidos do cenário político.

Em Paripueira, Abrahão Moura, deve ser o candidato natural, apesar de vozes de bastidores afirmarem que pode concorrer na Barra de Santo Antônio, onde sua esposa, Manu Moura, que já foi prefeita, faz campanha para ir para a batalha contra a atual prefeita Lívia Carla, que tem aprovação alta no município. Em São Luiz do Quitunde a força política da família Cavalcanti, com a atual prefeita Fernanda Cavalcanti, conta com o maior cabo eleitoral, seu pai, o ex-deputado e ex-prefeito Cícero Cavalcanti.

No Passo de Camaragibe uma surpresa. A entrada na corrida da filha da ex-prefeita Vânia Câmara, ou Vânia do Passo, Lavínia Farias, agora Lavínia Farias Passo, muda toda a realidade das próximas eleições. Estudante de Odontologia, 23 anos e presidente do MDB local, Lavínia tem sua mãe e um grupo político coeso como seus principais pontos em sua pré-candidatura. O histórico de Vânia, que esteve fora da disputa 3 anos atrás, e que conseguiu eleger seu motorista, o atual prefeito, Ellisson Santos em apenas dois meses de campanha, deve contar muito a favor de sua filha.

Outra surpresa, em São Miguel dos Milagres, foi a entrada na corrida do ex-prefeito Bureco Ataíde como pré-candidato pelo PSB, filiação que muda completamente a realidade do município, onde o atual prefeito, Jadson Lessa, vem acumulando críticas da população, sobretudo, depois da venda do SAE e a não divulgação no Portal da Transparência do pagamento pela Verde Alagoas da concessão do serviço de água e esgoto.

Em Japaratinga o prefeito Deo, com elevados índices de aprovação, não conhece, até o momento, nenhum nome que queira ir para uma disputa no ano que vem. Por fim, em Maragogi, Sérgio Lira, que ainda não indicou nenhum nome à sucessão, apesar de ter nomes conhecidos como o vice-prefeito Gabriel Vasconcelos e o superintendente do Incra, Cesar Lira. Correndo do outro lado já surgiram nomes como o ex-prefeito Marcos Madeira e os vereadores Júnior Barra Grande e Fernando da Skol, que já anunciaram suas pré-candidaturas.