Política
Teca Nelma e PT Maceió negam planos de filiação da vereadora
Apesar das especulações de bastidores continuarem apontando para uma possível ida da vereadora Teca Nelma (PSD) para o Partido dos Trabalhadores (PT), ambos os lados reafirmam categoricamente que esta negociação não está acontecendo e que desde a última eleição, em 2022, não houve nenhum movimento formal sobre o assunto de nenhum dos dois lados.
“Isso está sendo pautado mais pela imprensa, por notas em alguns blogs. Não houve sinalização de reunião, só articulação de bastidores”, disse o presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento.
Com elogios à atuação da parlamentar, Nascimento explica que essa é uma decisão que precisa passar por outros caminhos. “Eu da minha parte sou muito simpático a ela. Acho atuante, combativa, uma jovem que defende o que as esquerdas defendem, combate o bolsonarismo, seria bem-vinda. Mas o debate deve ser feito nas instancias do partido e da federação”.
Ele explica que em casos como esse, a Federação Brasil da Esperança, que hoje reúne PT, PcdoB e PV, está envolvida.
“No caso de filiação com pretensão eleitoral, como é o caso dela, que é uma vereadora com mandato, precisa ter discussão mais amadurecida a respeito da participação na chapa proporcional. Há um pacto na federação que nesses casos precisa ser dialogado com os dois partidos. E há resistência dos dois partidos porque há uma estimativa que a federação faria dois vereadores em 2024, e com a vinda ela ocupa uma dessas vagas”, esclareceu o petista.
Teca também nega. Em nota, a vereadora reafirmou que tudo não passa de boatos. “Só tive entendimentos com a direção do PT antes das últimas eleições. Quando levei minha filiação recuaram, e fui para o PSD. Nunca mais tratei dessa questão, mas continuo aliada dos partidos que defendem os direitos humanos e o meio ambiente”.
Com um certo ressentimento, ela se diz firme onde está. “Sou presidenta da Executiva do PSD de Maceió minha militância é transparente, e meu partido tem alianças claras, municipal, estadual e federal. Sua direção não rejeita em seu time uma atacante feminina que faz gol...”. Mesmo assim ela agradece as palavras que têm sido ditas publicamente pelos petistas. “Agradeço todas as considerações elogiosas sobre meu mandato. Continuo defensora do bem”.
Sobre esse episódio mencionado por ela, Marcelo Nascimento explica. “Em 2022 ela foi convidada junto com a mãe, a então deputada Tereza Nelma. Mas a mãe resolveu ir para o PSD do Rui Palmeira e nós tivemos o entendimento de que não seria salutar que viesse só ela. Não dependeu do PT nem da federação, não houve recusa. Houve um condicionamento porque elas faziam parte de um mesmo projeto político eleitoral, estavam umbilicalmente ligadas e não teria como separar a mãe fazendo campanha ao lado de nomes como Antônio Albuquerque e a filha na campanha de Paulo Dantas”.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro



