Política

Articulação de deputado em Brasília garante ampliação de recursos para Assistência em Arapiraca

Montante, proveniente de emenda parlamentar do deputado Arthur Lira, já estava direcionado para a Capital do Agreste alagoano

Por Assessoria 03/04/2023 18h49
Articulação de deputado em Brasília garante ampliação de recursos para Assistência em Arapiraca
Deputado Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

Graças ao trabalho de articulação política do deputado federal Daniel Barbosa junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Prefeitura de Arapiraca contará com recursos de R$ 8 milhões para ampliação e melhoria dos serviços ofertados através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O montante, proveniente de emenda parlamentar do deputado Arthur Lira, já estava direcionado para a Capital do Agreste alagoano, mas só poderia ser utilizado na chamada Proteção Social Especial.

Como forma de ampliar o uso dos recursos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o gabinete do deputado Daniel Barbosa solicitaram ao ministério autorização para que os valores pudessem ser utilizados no custeio também da Proteção Social Básica, que é a que engloba a maior quantidade de serviços ofertados à população carente.

Dentre esses serviços está o Centro de Referência Especializado para População em Situação de rua, mais conhecido como Centro Pop, que atende cerca de 40 pessoas diariamente, promovendo cidadania e intermediando a garantia de direitos. Para a coordenadora do local, Telma Freire, as mudanças vão ajudar na intermediação dos direitos dos usuários.

“Trabalhamos de domingo a domingo atendendo a população que, por diversos motivos, vivem em situação de rua. Ampliar os recursos vai ajudar na manutenção dos nossos serviços, que têm capacidade de prestar assistência a até 80 pessoas diariamente. Por aqui, ofertamos alimentação de qualidade, disponibilizamos produtos de higiene pessoal, assessoria jurídica e muito mais, garantindo o acesso à cidadania”, disse a coordenadora.

Com as regras anteriores para uso desses R$8 milhões, a Assistência Social de Arapiraca ficaria muito limitada. Agora, Arapiraca poderá usar o recurso no dia-a-dia, dando suporte a homens e mulheres, crianças e idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Arapiraca é uma das cidades cuja Política de Assistência Social está mais estruturada. O município conta com diversos equipamentos disponíveis para o atendimento à população. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, a mudança conquistada vai ajudar a direcionar os recursos para as áreas que mais precisam.

“Agora, os recursos poderão ser usados às políticas públicas tanto da proteção social básica quanto especial, beneficiando mais pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. A verba pode ser para a aquisição de material para diversos serviços do nosso município, como Cras, Creas, Centro Pop, Centro Dia, abrigos institucionais e muito mais. Agradecemos ao governo federal e ao deputado Daniel Barbosa por intermediar nossa solicitação junto ao ministério”, disse a secretária.