Política

Daniel Barbosa debate universalização do acesso ao transporte de estudantes

Comissão de Educação do Senado aprovou projeto que garante transporte aos estudantes de baixa renda; PL será apreciado pela Câmara

Por Assessoria 27/03/2023 23h41
Daniel Barbosa debate universalização do acesso ao transporte de estudantes
Deputado recebe comitiva com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo - Foto: Assessoria

O deputado federal Daniel Barbosa, que faz parte da Comissão de Educação na Câmara, recebeu, em seu gabinete, o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, que esteve acompanhado da vice-reitora, Eliane Cavalcante, e de técnicos da instituição.

Dentre os principais assuntos esteve a universalização do acesso ao transporte público para os estudantes de baixa renda, principalmente para aqueles que precisam se deslocar entre cidades para poder frequentar as aulas.

A Comissão de Educação do Senado aprovou, esta semana, o PL 4.196/19, que trata exatamente deste tema. O projeto seguirá para análise da Câmara dos Deputados e, segundo Daniel Barbosa, ele será um dos principais apoiadores da aprovação da medida.

Apesar dos municípios e estados assumirem, em parte, os custos para o transporte dos estudantes universitários e de cursos técnicos, para o deputado, a União precisa bancar os gastos, tendo em vista ser a responsável pela educação superior, tanto pública quando privada.

“Muitos alunos acabam largando seus cursos por não conseguirem arcar com os custos de transporte, principalmente quando estudam fora da cidade onde moram. Estudantes que tem acesso a transporte público gratuito tem menos chance de evadir”, disse Barbosa.

Durante o encontro com o reitor, o deputado também falou sobre a importância da interiorização da universidade pública para dar oportunidade e perspectiva de vida aos jovens.

O grupo também deu início a um debate sobre a implantação de um hospital-escola em Arapiraca, com o intuito de fortalecer ainda mais a a área da saúde pública na Capital do Agreste, que é a cidade referência para a 2ª macrorregião de saúde no estado.