Política

Empresários têm garantia de que governo manterá diálogo com setor produtivo

Nova secretária da Fazenda, Renata Santos, e ex-titular da pasta, George Santoro, participaram de encontro na Casa da Indústria

Por Comunicação Sistema Fiea 14/03/2023 23h34
Empresários têm garantia de que governo manterá diálogo com setor produtivo
Encontro aconteceu na Casa da Indústria nesta terça-feira (14) - Foto: Comunicação Sistema Fiea

Num encontro com empresários, na manhã desta terça-feira, 14, na Casa da Indústria, a nova secretária da Fazenda, Renata Santos, revelou a disposição de dar continuidade à política fiscal e tributária vigente no estado. A reunião com dirigentes de entidades patronais da Indústria foi o primeiro compromisso da nova secretária, que recebeu do empresariado manifestações de boas vindas.

Convidada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, Renata Santos fez uma breve apresentação de seu currículo, destacando o conhecimento que detém na área financeira. Natural do Rio de Janeiro, a secretária lembrou que veio para Alagoas trazida pelo agora ex-secretário George Santoro, a quem substituiu na Fazenda.

Aqui, Renata Santos ocupou a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e, por seis anos, foi secretária especial do Tesouro. “Sou da área financeira, mas estou preparada para assumir a área tributária. O cargo que assumo é um grande desafio, por isso, vamos agir com cautela e, como já acontece, investindo no permanente diálogo com o setor produtivo”, afirmou a nova responsável pela política fiscal do governo Paulo Dantas.

O ex-secretário George Santoro abriu a reunião na Fiea fazendo uma espécie de prestação de contas do trabalho que realizou desde 2015, quando assumiu a Fazenda estadual por indicação do então governador Renan Filho. Pouco mais de oito anos depois, deixa Alagoas para assumir uma secretaria executiva no Ministério dos Transportes, que tem o próprio ex-governador, e agora senador licenciado, Renan Filho, como titular.

Relembrando os projetos implantados, George Santoro destacou a relação parceira entre o governo e o empresariado, sustentada num interesse comum: a construção de um novo estado, mais desenvolvido e eficiente na atração de investimentos.

O ex-secretário recebeu o agradecimento de todos os presentes, representados na manifestação do empresário José Carlos Lyra. “Enquanto secretário, George Santoro agiu sempre como um parceiro, e não como um cobrador de impostos. Agradecemos sua gestão à frente da Secretaria da Fazenda, sabendo que será difícil substituí-lo”, disse o presidente da Federação das Indústrias.

Porém, completou Lyra, a mudança não vai alterar essa boa relação, como deixou claro a secretária Renata Santos, durante a reunião na Casa da Indústria. “Damos boas vindas à nova secretária, confiantes que a equipe técnica montada por Santoro, da qual ela faz parte, garantirá a continuidade dessa excelente relação do governo com o setor produtivo”, acrescentou o líder da Indústria alagoana.

Participaram do encontro representantes das áreas da agricultura, construção civil, hotéis, serviços e mineração. A secretária Renata Santos foi acompanhada pelas secretárias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, e do Gabinete Civil, Luíza Barreiros.

Tags: