Política

Em discurso de posse como governador de Alagoas, Paulo Dantas pede união no estado

Gestor assumiu seu segundo mandato e pede que polarização acabe também no país

Por Bruno Martins com Assessoria 01/01/2023 15h34 - Atualizado em 02/01/2023 09h38
Em discurso de posse como governador de Alagoas, Paulo Dantas pede união no estado
Paulo Dantas durante seu discurso de posse - Foto: Edilson Omena

Paulo Dantas discursou na tarde deste domingo (1) no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) em sua cerimônia de posse do segundo mandato no Governo de Alagoas. O gestor destacou tudo que foi feito nos últimos oito anos no estado e fala em olhar para o futuro pensando em um crescimento ainda maior da região. Para isso, ele pediu união após período de grande polarização no país.

Ele iniciou seu discurso afirmando que seu desejo é ser lembrado como um governador que modernizou o estado. Além disso, saudou seu vice atual e o anterior. "Quero saudar aqui o meu vice-governador, Ronaldo Lessa, com quem trabalharei lado a lado pelo bem dos alagoanos e também o Dr. Wanderley que foi meu vice no primeiro mandato e em fevereiro integrará a bancada do MDB aqui nesta Casa", afirmou.

Outro ponto ressaltado pelo gestor alagoano foi a democracia, a qual ele citou como a grande vencedora das últimas eleições. Nesse ínterim, pontuou a participação fundamental tanto da Justiça Eleitoral, quanto a atuação do senador Renan Calheiros em Brasília.

"Na figura do Excelentíssimo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Otávio Leão Praxedes, faço minha homenagem à Justiça Eleitoral, que foi fundamental na defesa das urnas eletrônicas e da lisura do processo eleitoral, contribuindo assim para o fortalecimento das instituições. Quero homenagear o senador da República e presidente do meu partido, Renan Calheiros, que foi decisivo na defesa da democracia, nesse período de intensos ataques ao Estado Democrático de Direito", disse Paulo.

Plenário da ALE ficou lotado (Foto: Edilson Omena)

O governador também falou bastante do trabalho realizado pelo ex-governador Renan Filho, que agora segue para chefiar o Ministério dos Transportes do governo Lula. "Esse foi o nosso compromisso desde o princípio, dar continuidade ao governo extraordinário do meu amigo Renan Filho, ex-governador, senador e agora ministro dos Transportes do governo Lula. Foi esse o caminho que o povo alagoano escolheu e temos a obrigação de garantir o desejo da nossa gente", citou.

Entre investimentos citados, destaque para a Saúde e o desenvolvimento do estado por meio da melhoria na malha viária. "Já fizemos 10 UPAS, estamos fazendo mais 3. Já fizemos 7 hospitais, estamos fazendo mais 3. Já implantamos a Maratona de Exames e Cirurgias e as Clínicas da Família. Temos as melhores estradas do país. E a gente vai frear, dar ré? Nada disso! Vamos acelerar, duplicar da capital a Delmiro e do Sul ao Norte. Podem me cobrar", prometeu o gestor.

Em seu encerramento, ele falou da importância em governar para todos. "Não me importa se você votou em Lula ou Bolsonaro. Não me importa se você votou em mim ou no meu adversário. Eu quero reafirmar que sou o governador de todos os alagoanos e vou trabalhar para melhorar a vida de todos, sem distinção. É tempo de perdão, de diálogo, de reconciliação. A hora é de união. Juntos podemos muito mais. A gente aprende juntos, inventa juntos, constrói juntos, cuida juntos, ri juntos, sonha com o futuro juntos. Então, em 2023, faço esse convite para cada alagoano: vamos todos juntos por uma Alagoas de todos. Que Deus nos abençoe!", encerrou Paulo Dantas.

Confira o discurso do governador Paulo Dantas na íntegra:

"Boa tarde a todas e a todos

Quero começar da mesma forma que iniciei meu discurso de posse em maio do ano passado: prestando minha homenagem àqueles que são o motivo de estarmos aqui: Viva o povo alagoano!

Eu não sou governador. Eu estou governador. Mas eu sou alagoano... graças ao bom Deus, sou um de vocês, sou trabalhador, batalhador, valorizo a família, sou cumpridor de palavra, me preocupo com o próximo. E vou fazer de tudo para orgulhar minha gente. Muito obrigado pela confiança de cada um de vocês.

É claro que quero deixar minha marca na história de Alagoas. Quero ser lembrado no futuro como um governador que modernizou nosso estado, que suou para fazer de Alagoas um lugar melhor para todos.

Mas o que eu quero mesmo é que um dia, lááááá na frente, quando eu não for mais governador, e estiver lá no meu sertão, velhiiiiiinho e um jovem for perguntar para uma pessoa do nosso tempo:

- Quem é aquele ali, meu avô?

Eu quero que respondam:

- Aquele ali? Aquele ali é um alagoano de verdade.

Quebro o protocolo para mandar um beijo do tamanho do meu coração para minha esposa Marina, minhas filhas Paula e Luiza, minha mãe Silvana, minha sogra Vilma, minhas irmãs Paulline e Bruna e meu irmão Luiz Antônio... um beijo para todos os meus familiares. Amo muito vocês, obrigado por fazerem parte de minha vida. Sem o amor de vocês eu nada seria. O que desejo para cada família alagoana é o que desejo para minha própria família. Ninguém é feliz sozinho.

Quero saudar aqui o meu vice-governador, Ronaldo Lessa, com quem trabalharei lado a lado pelo bem dos alagoanos e também o Dr. Wanderley que foi meu vice no primeiro mandato e em fevereiro integrará a bancada do MDB aqui nesta Casa... Saúdo de forma especial o presidente da Assembleia Legislativa, o meu amigo irmão deputado Marcelo Victor, e em nome dele, saudar todas as deputadas e deputados... é uma honra fazer política ao lado de vocês.

Quero saudar também...

o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Klever Loureiro

o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo

o procurador-geral de Justiça, Marcio Roberto Tenório de Albuquerque

____________________________

____________________________

A política por natureza é a arte do diálogo. A gente representa o desejo de milhares de pessoas diferentes, com sonhos diferentes...

Discute projetos com dezenas de técnicos, acadêmicos, líderes comunitários, secretários... Negocia com o parlamento projetos de lei, e a nossa vida é assim, tem que ter jogo de cintura, entendimento. Mas tem uma coisa que é inegociável: a democracia.

A democracia é justamente o que permite a liberdade de pensamento, o respeito às diferenças e o debate de ideias. Não tenho dúvida em afirmar que a grande vencedora das eleições de 2022 foi justamente ela: a democracia.

Na figura do Excelentíssimo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Otávio Leão Praxedes, faço minha homenagem à Justiça Eleitoral, que foi fundamental na defesa das urnas eletrônicas e da lisura do processo eleitoral, contribuindo assim para o fortalecimento das instituições.

Quero homenagear o senador da República e presidente do meu partido, Renan Calheiros, que foi decisivo na defesa da democracia, nesse período de intensos ataques ao Estado Democrático de Direito.

Eu, pessoalmente, fui vítima de expedientes antidemocráticos nessas eleições. Eu, que nasci durante a ditadura militar, vi de perto, em 2022, a face horrível desse autoritarismo. Espero que ninguém jamais passe por isso e que nenhum alagoano venha ao mundo novamente num regime autoritário.

Democracia vem do grego "“demos” e “kratos”, que significam: “povo” e “governo”. E se tem uma casa que une povo e governo, não tenham dúvidas, é aqui onde nós estamos: o parlamento alagoano.

Nossa missão é garantir um grande futuro para o estado de Alagoas. E desafios se impõem para assegurar esse futuro grandioso. Como todos sabem, as leis complementares 192 e 194 de 2022 ocasionaram perda de receita para o Estado. Um ajuste fiscal com responsabilidade social se faz necessário para não deixar nada parar.

Esse foi o nosso compromisso desde o princípio, dar continuidade ao governo extraordinário do meu amigo Renan Filho, ex-governador, senador e agora ministro dos Transportes do governo Lula. Foi esse o caminho que o povo alagoano escolheu e temos a obrigação de garantir o desejo da nossa gente.

Repeti tantas vezes na campanha e não poderia deixar de reafirmar agora: o Escola 10 não vai parar, o CRIA não vai parar, a duplicação de rodovias não vai parar, as mais de 300 obras em andamento em todo o Estado não vão parar. Com a gente é assim: o trabalho não para. Não vamos andar para trás, nem um passo: como sempre digo, é daqui pra melhor.

Já fizemos 10 UPAS, estamos fazendo mais 3. Já fizemos 7 hospitais, estamos fazendo mais 3. Já implantamos a Maratona de Exames e Cirurgias e as Clínicas da Família. Temos as melhores estradas do país. E a gente vai frear, dar ré? Nada disso! Vamos acelerar, duplicar da capital a Delmiro e do Sul ao Norte. Podem me cobrar.

E vem mais por aí:

O décimo terceiro do CRIA já vai sair do papel e será pago este mês. O programa Correria com IPVA Zero já vai sair do papel e beneficiar motociclistas e motoristas de aplicativo. O Crédito do Trabalhador vai sair do papel, gerando oportunidades. O Daqui pro Mundo, que vai levar nossos alunos da rede pública para fazer intercâmbio no exterior, vai sair do papel.

Já temos mais de 100 escolas em tempo integral e vamos chegar a 150. Lugar de jovem é na escola, e não nas ruas. É na escola que vamos preparar essa juventude alagoana para a vida.

Como vocês podem ver, o que eu prometo eu cumpro. Aliás, eu cumpro além do que eu prometo. Vamos apoiar o Criança Alfabetizada em parceria com os municípios. Toda criança alagoana será alfabetizada na idade certa. Vamos escrever uma bela nova história, vamos educar agora para que no futuro Alagoas seja um estado livre do analfabetismo. Aqui, o filho do agricultor, pode ser doutor ou um agricultor com excelente formação.

Quando vemos tantas realizações, é claro que nos dá orgulho. Mas não podemos tirar os pés do chão. Alagoas tem uma dívida social histórica e não devemos perder de vista a nossa maior missão: dar prioridade para quem mais precisa.

Infelizmente o Brasil voltou ao Mapa da Fome, que atinge também nossos irmãos alagoanos. É por isso que vamos fazer um programa inovador de transferência de renda para aperfeiçoar o Pacto contra Fome, além de levar o PAA alimentos para oferecer merenda de qualidade para os nossos alunos, manter o Cartão Cria, o Cartão Escola 10, o Programa do Leite, o Programa de Sementes, de Cisternas, os restaurantes populares... esse conjunto de ações será o maior investimento de combate à fome da história de Alagoas.

Dentre todas as minhas realizações, tem uma que não é feita de cimento, nem de concreto, nem de tijolo, mas da qual tenho o maior orgulho. Fomos o primeiro estado do Brasil a ter um secretariado de maioria feminina. E sabe o que eu penso quando olho para esse fato? Que Alagoas poderia ter feito isso há muito mais tempo!

É claro que a gente queria trazer para o governo do estado essa representatividade feminina: porque como não canso de repetir, quanto mais mulheres na política, mais política para as mulheres.

Mas vocês estão aqui, vocês ocupam esses cargos porque vocês são competentes, preparadas, trabalhadoras, sabem comandar, cobrar, fazer acontecer. Vocês estão aqui pelos méritos de vocês. E vocês estarão aqui novamente nesse novo governo. E novamente como maioria. Lá fora do Estado dizem que Alagoas é terra de cabra macho. Pois eu quero é que saibam que Alagoas é terra de mulheres brilhantes.

Porém quero ALERTAR e ACONSELHAR...

A vocês minhas amigas secretárias, e também aos meus amigos secretários, nós temos que trabalhar mais, sermos mais eficientes, termos mais foco, disciplina, cobrança e mais cobrança, planejamento e muito comprometimento... confio em vocês e sei que juntos faremos o melhor governo da história de Alagoas e nesse ciclo o melhor governo do BRASIL.

A eleição do presidente Lula vai inaugurar um novo momento para o Brasil e tenham certeza que a nossa parceria com o presidente vai render grandes frutos para Alagoas. Nós sempre fomos do time do campo popular, somos do time do respeito aos negros, às mulheres, aos indígenas, à comunidade LGBTQIA+, quilombolas. Assim como o presidente Lula, nós somos movidos por gostar de gente, temos um claro compromisso com o social.

E para encerrar meu discurso quero dizer o seguinte: não me importa se você votou em Lula ou Bolsonaro. Não me importa se você votou em mim ou no meu adversário. Eu quero reafirmar que sou o governador de todos os alagoanos e vou trabalhar para melhorar a vida de todos, sem distinção.

Como bem questionou a mensagem natalina do Governo de Alagoas: se cada um tem seu Deus, porque só um Deus está certo? Vamos brigar por isso? Vamos acabar com esse negócio de amarelo de um lado e vermelho do outro. É muito mais lindo quando todas as cores estão juntas. Chega de famílias separadas, amigos que não se falam mais.

Digo isso para vocês e digo para mim mesmo como homem falível que sou. É tempo de perdão, de diálogo, de reconciliação. A hora é de união. Juntos podemos muito mais. A gente aprende juntos, inventa juntos, constrói juntos, cuida juntos, ri juntos, sonha com o futuro juntos. Então, em 2023, faço esse convite para cada alagoano: vamos todos juntos por uma Alagoas de todos. Que Deus nos abençoe!"