Política

“Paulo Dantas seguirá com ações estruturantes”

Renata dos Santos, secretária de Planejamento, garante que o governo de Alagoas está focado no crescimento econômico

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 02/12/2022 06h32 - Atualizado em 02/12/2022 07h50
“Paulo Dantas seguirá com ações estruturantes”
Renata Santos ressalta que o Estado está bem estruturado para seguir com as políticas de desenvolvimento - Foto: Edilson Omena

Focar no desenvolvimento profissional do jovem alagoano deve ser um dos pilares do governo de Paulo Dantas (MDB), reeleito na última campanha. A afirmação é da secretária de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) e presidente da Comissão de Transição do Governo de Alagoas, Renata dos Santos, durante entrevista ao Programa Cidadã Informal, da Rádio Senado, apresentado pelos jornalistas Geraldo Câmara e Valtenor Leôncio, na última quinta-feira (1º).

Durante o bate-papo, Renata foi questionada sobre como seria uma transição de governo de um governador que já ocupa o cargo.

“Paulo Dantas entrou em maio [de 2022] e já conhece os projetos que vem da época de Renan Filho [MDB]. Grande parte dos projetos é continuidade do governo anterior e de quando Dantas era deputado estadual. Agora é hora mostrar o que já está sendo feito e o que ainda não teve início e, com esse diagnóstico, por fazer os ajustes necessários”, explicou a secretária.

Durante a entrevista, ela afirmou que todas as políticas estruturantes dos governos de Renan Filho devem continuar.

“Por exemplo o Cartão Escola 10, que virou inspiração na transição do governo do presidente eleito, Lula [PT]. Virou até matéria nacional. É um grande programa e que deve continuar, já que é um grande instrumento de desenvolvimento a médio e longo prazo, assim como o CRIA, maior programa de transferência de renda de Alagoas, que tem como finalidade apoiar o desenvolvimento da primeira infância das famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza”, explicou.

Renata reforça que a juventude é um dos grandes motes da próxima gestão.

“Além dos programas que citei, estamos tendo um diálogo grande com a Secretaria de Estado da Educação sobre o Novo Ensino Médio, levando a questão profissional para dentro das escolas. No setor turístico de Alagoas, a cada ano precisamos de mais profissionais qualificados para atender a demanda e estamos vendo o exemplo de Gramado, no Rio Grande do Sul, que colocou o Turismo dentro da sala de aula para qualificar mais jovens para o setor. O governador de Alagoas já sinalizou fazer o mesmo”, conta.

Além de levar qualificação profissional, a secretária também afirma que o Governo de Alagoas deve direcionar os jovens para o mercado de trabalho.

TRANSIÇÃO

Durante o anúncio da equipe de transição no início de novembro, Paulo Dantas confirmou projetos em andamento, como a construção do Hospital do Idoso e de três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no interior do estado. Na área da educação, ele anunciou a construção de 200 creches, ampliação do Cartão Escola 10 e do número de alunos em escolas de tempo integral. Na segurança, serão construídos 14 novos Centros de Segurança Integrada (CISPs) em todo o Estado. E para atender as novas demandas dessas três áreas, informou que serão realizados novos concursos públicos.

A partir de 2023, o governo também deve implantar o Programa Correria, que, segundo o governador, vai beneficiar com isenção do IPVA condutores de motos de até 160 cilindradas e motoristas de aplicativo.

“Isso representa R$ 50 milhões em isenção, que serão revertidos para os cofres do Estado, porque os beneficiados terão capacidade de ir aos supermercados, ao comércio para fazer compras, melhorar as condições de suas famílias e com isso promover o fomento da economia”.

O governador também afirmou que irá estimular a vinda de novos empreendimentos para o Estado, com uma nova proposta tributária e de incentivo fiscal.