Política

Paulo Dantas vai apresentar experiências de sucesso no Estado em encontro na Inglaterra

Governador participa do Encontro de Altas Lideranças e de um curso de gestão pública sobre o tema Capital humano para o desenvolvimento do Brasil

Por Carlos Victor Costa / Agência Alagoas 22/11/2022 00h26
Paulo Dantas vai apresentar experiências de sucesso no Estado em encontro na Inglaterra
O Cria é o maior programa de transferência de renda de Alagoas, voltado para o desenvolvimento da primeira infância de famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza - Foto: Rodrigo Marinho / Programa Cria

A convite da Fundação Lemann, o governador Paulo Dantas participa, nos dias 24 e 25 de novembro, do Encontro de Altas Lideranças e de um curso de gestão pública para debater o tema “Capital humano para o desenvolvimento do Brasil”, na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Na oportunidade, Paulo vai apresentar dois cases de sucesso de Alagoas, os programas Escola 10 e o Cria.

A Fundação Lemann atua com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil e apoia ações que busquem resolver desafios sociais do país. Entre os projetos aplicados está a criação de um grupo de trabalho a fim de combater a evasão escolar. Ponto principal de atuação do Escola 10, política pública do governo de Alagoas que, desde 2017, consiste em um pacto pela educação entre Estado e municípios na garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federativos envolvidos.

O projeto tem ainda suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e tem como metas a garantia de que todos os estudantes da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano; a redução dos índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); a melhoria da aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos; e o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O sucesso do Escola 10 rendeu ao Estado, em 2020, o Prêmio Excelência em Competitividade – promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) – na modalidade Destaque Boas Práticas.

O Cria, por sua vez, é o maior programa de transferência de renda de Alagoas, que tem como finalidade apoiar o desenvolvimento da primeira infância das famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza. Tem como público-alvo famílias com gestantes e crianças de 0 aos 6 anos de idade em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social; e as gestantes, nutrizes e crianças dos 6 aos 24 meses, em situação de desnutrição e insegurança alimentar, nutricional e vulnerabilidade social.

Na Assistência, tem o maior programa estadual de transferência de renda, o Cartão Cria, que tem 138 mil pessoas cadastradas (cada família só pode ter um membro cadastrado). Na Educação, atua para garantir creches para as crianças dessas famílias. O governo já inaugurou 23 creches do programa. Ao todo, serão 200 unidades, até 2024. Tudo com recursos do próprio Estado e entregues aos municípios totalmente equipadas.

Evento

A capacitação Capital Humano para o Desenvolvimento do Brasil, patrocinada pela Fundação Lemann, terá a participação de outros nove governadores. Lideranças do Judiciário, membros de órgãos de controle, do empresariado e da sociedade civil também participarão dos encontros.

No convite para o evento, a Fundação diz que o curso busca debater “questões centrais para promover, no Brasil, um ciclo longo e contínuo de desenvolvimento e de enfrentamento das desigualdades estruturais, por meio do investimento em capital humano”. A Fundação é uma organização familiar sem fins lucrativos, fundada pelo empresário Jorge Paulo Lemann.

Investimentos

Além do Encontro de Altas Lideranças, a agenda do governador na Inglaterra, ainda em construção, prevê encontros com investidores internacionais interessados no mercado brasileiro e na capacidade produtiva de Alagoas.