Política

Com campanha crescente, Paulo lidera Ipec na reta final da campanha

Última pesquisa mostra governador na liderança com 52% dos votos totais

Por Assessoria Paulo Dantas 29/10/2022 00h27
Com campanha crescente, Paulo lidera Ipec na reta final da campanha
Paulo Dantas - Foto: Assessoria Paulo Dantas

O governador Paulo Dantas (MDB) venceria a eleição com 52% dos votos válidos de acordo com a pesquisa TV Gazeta/Ipec divulgada na noite desta sexta-feira (28). Esse é o quinto instituto de pesquisa seguido que mostra Paulo na liderança da corrida de intenções de voto para a disputa pelo governo de Alagoas. O senador Rodrigo Cunha (UB) aparece em segundo com 45%.

Isso demonstra bem a força de Paulo na reta final do segundo turno, já que conta com o apoio de 80 prefeitos, 22 deputados estaduais e 4 deputados federais. Ele também o apoio da ampla maioria dos vereadores e lideranças políticas da sociedade civil.

A campanha crescente conseguiu até mesmo superar a armação promovida pelo adversário e seu aliado Arthur Lira, que tentaram por via judicial tirar o governador da disputa. Ao retornar ao Palácio República dos Palmares, ele foi recebido por uma multidão, que deixou bem claro a preferência pelo governador apoiado por Lula e Renan Filho.

Tanto, que entre os eleitores alagoanos, 83% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 15% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição. Na pergunta espontânea de intenção de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 21% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam.

BEM AVALIADO

A Pesquisa do Ipec revelou que 44% dos entrevistados aprovam a gestão do governador Paulo Dantas (MDB), 18% a reprovam e 22% a avaliam como regular. Isso reflete ainda nos votos totais levantados pela pesquisa, pois Paulo fica com 46% das intenções, contra 42% de Cunha. Os que pretendem votar em branco ou nulo somam 6%. Os que não sabem representam 6%.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 800 pessoas entre 26 e 28 de outubro em 35 municípios alagoanos. 15% estão indecisos, ou seja, podem mudar de ideia até o dia da eleição.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

Tags: