Economia
Caixa: bancários de Alagoas decidem entrar em greve a partir de quinta-feira
Paralisação está prevista para começar na próxima quinta-feira (10); trabalhadores rejeitaram proposta apresentada pelo banco
Os empregados da Caixa Econômica Federal em Alagoas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (10). A decisão foi tomada durante uma assembleia virtual realizada entre os dias 3 e 4 de setembro, dentro das discussões da Campanha Nacional 2026.
A proposta apresentada pela instituição financeira foi rejeitada pela maioria dos participantes. Ao todo, 95,56% votaram contra o acordo, enquanto 4,04% foram favoráveis e 0,40% optaram pela abstenção.
Na votação sobre o início da paralisação, 76,18% aprovaram a greve. Outros 21% defenderam que as negociações continuassem, e 2,83% não votaram a favor de nenhuma das alternativas.
A Caixa mantém 58 agências em Alagoas e conta com aproximadamente 1.036 empregados no estado. Com a decisão, os trabalhadores deverão interromper as atividades a partir do dia 10, seguindo as regras estabelecidas pela legislação brasileira para movimentos grevistas.
Saúde Caixa é um dos principais pontos de conflito
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Thyago Miranda, as principais divergências estão relacionadas a reivindicações específicas dos empregados da Caixa, que, segundo a entidade, não foram contempladas de maneira satisfatória na proposta apresentada pelo banco.
Um dos principais temas é o Saúde Caixa, plano de assistência médica destinado aos funcionários. Entre as reivindicações está a retirada do limite de 6,5% para a participação da empresa no custeio do benefício.
Os trabalhadores também defendem que empregados contratados a partir de 2018 possam manter o plano de saúde depois da aposentadoria.
Outra insatisfação envolve a cobrança relacionada ao 13º salário no plano e o modelo de reajuste proposto pela Caixa para o Saúde Caixa.
Para o sindicato, embora existam reivindicações gerais da categoria, o descontentamento dos funcionários da Caixa está principalmente ligado às condições específicas negociadas com a instituição.
Sindicato orienta clientes a se anteciparem
Com a confirmação da paralisação, o Sindicato dos Bancários de Alagoas informou que pretende seguir as exigências previstas na Lei nº 7.783/1989, que estabelece as regras para o exercício do direito de greve e determina a preservação de serviços considerados essenciais.
A recomendação aos clientes é que aqueles que precisam de atendimento presencial nas agências procurem antecipar as operações. Entre os serviços que podem demandar atenção estão desbloqueio de cartões, pagamentos e outras transações que não possam ser realizadas pelos canais digitais ou de autoatendimento.
Votação também analisou outros bancos
A assembleia em Alagoas também avaliou as propostas negociadas com empregados de outras instituições financeiras.
Entre os bancos privados representados pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a proposta recebeu 69,81% de votos favoráveis. Outros 28,30% rejeitaram o acordo e 1,89% se abstiveram.
No Banco do Nordeste, 76,56% aprovaram a proposta, enquanto 22,40% votaram contra e 1,04% se abstiveram. No Banco de Brasília (BRB), a aprovação chegou a 100%.
A situação foi diferente no Banco do Brasil. A proposta foi rejeitada por 61,10% dos trabalhadores. Em uma segunda votação, 47,69% escolheram pela retomada das negociações, enquanto 42,86% defenderam a realização de greve e 9,45% se abstiveram.
Diante do resultado, os funcionários do Banco do Brasil devem buscar uma nova rodada de negociação com a direção da instituição. Conforme o sindicato, uma nova assembleia poderá ser convocada caso a resposta do banco não atenda às reivindicações da categoria.
Reivindicações incluem reajuste e benefícios
A pauta geral dos bancários envolve temas como reajuste salarial, atualização dos valores dos vales-alimentação e refeição, piso salarial de ingresso e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
No caso da Caixa, porém, as questões específicas relacionadas ao Saúde Caixa aparecem como um dos principais motivos para a rejeição da proposta e para a decisão pela greve.
Mais lidas
-
1Acidente automobilístico
Há 40 anos, Alagoas perdia Selma Bandeira
-
2Suspense policial
Final explicado de 'O Homem que Sussurra': quem é o assassino e quem é a garota de azul?
-
3Mobilização
Em mais um movimento nacional, Sintect/AL realiza ato no CTCE
-
4True Crime
A Morte da Esposa do Pastor: a história real de Mica Miller
-
5Tem filme para todos os gostos!
Vem por aí! 7 estreias imperdíveis nos cinemas em setembro





