Política

Agreste perde três deputados na ALE e mantém um na Câmara

Por Davi Salsa com Tribuna Independente 04/10/2022 06h43
Agreste perde três deputados na ALE e mantém um na Câmara
Luciano e Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

A eleição em primeiro turno mostrou a força de Arapiraca, que manteve uma das nove cadeiras de Alagoas na Câmara dos Deputados, com a eleição de Daniel Barbosa (PP).
Mas, por outro lado, a região do Agreste perdeu três espaços na Assembleia Legislativa Estadual (ALE).

Quatro anos atrás, na eleição de 2018, a região conquistou duas vagas na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a eleição de Severino Pessoa, agora no MDB, e Nivaldo Albuquerque (Republicanos).

Na Casa de Tavares Bastos, o Agreste elegeu nove deputados estaduais: Ricardo Nezinho (MDB), Breno Albuquerque (MDB), Jairzinho Lira (PSD), Gilvan Barros Filho (MDB), Ângela Garrote (PP), Antônio Albuquerque (Republicanos), Marcelo Victor (MDB), Tarcizo Freire (PP) e Davi Maia (União Brasil).

Agora, no pleito deste dois de outubro, Arapiraca e o Agreste conquistaram apenas uma vaga para a Câmara dos Deputados, em Brasília, com a eleição de Daniel Barbosa (PP).
O filho do prefeito Luciano Barbosa obteve 63.385 votos, ficando à frente do delegado Fábio Costa (PP), que foi eleito com 60.767 votos, e de Rafael Brito (MDB), que obteve 58.134 votos.

Agrestino de Limoeiro de Anadia, o deputado federal Nivaldo Albuquerque (Republicanos) conquistou 67.471 votos, mas ficou sem a vaga por conta do coeficiente eleitoral do partido.

Já na disputa das 27 vagas na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), a região perdeu três cadeiras, porque os deputados estaduais Tarcizo Freire, Ângela Garrote e Davi Maia.

Em 2018, Freire, que tem suas bases em Arapiraca, foi eleito com 24.709 votos. Agora, na eleição de 2022, o parlamentar obteve apenas 21.441 votos.

Ângela Garrote, que tem suas bases no município de Estrela de Alagoas, não conseguiu a reeleição, mesmo com a obtenção da quase totalidade de votos da eleição passada. Em 2018 foram 26.845 votos, e, agora, 26.296 votos.
Natural de Quebrangulo, o deputado estadual Davi Maia até superou os números da disputa ocorrida em 2018.

Ele foi eleito com 23.748 votos, e, este ano, conseguiu 26.697 votos, mas não conseguiu superar os seus colegas do União Brasil: Lelo Maia (União Brasil), que obteve 31.706 votos, e Mesaque Padilha (União Brasil), eleito com 29.102 votos.