Política

Segundo turno não é uma nova eleição, afirma especialista

Luciana Santana comenta sobre disputa entre Paulo Dantas e Rodrigo Cunha ao Palácio República dos Palmares

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 04/10/2022 06h38
Segundo turno não é  uma nova eleição,  afirma especialista
Paulo Dantas e Rodrigo Cunha se enfrentam no segundo turno para o Governo de Alagoas em 30/10 - Foto: Edilson Omena e Sandro Lima

O primeiro turno da eleição para governador de Alagoas terminou com vantagem de aproximadamente 20 pontos percentuais de Paulo Dantas (MDB) frente a Rodrigo Cunha (União Brasil). Para a cientista política Luciana Santana, dificilmente haverá mudança no número de votos do segundo turno.

“Não concordo que seja uma nova eleição. Temos que reconhecer que tem uma diferença grande no número de votos e é uma situação difícil de ser revertida. O que não significa que seja impossível. Depende das estratégias que serão adotadas pelas candidaturas a fim de encaminhar esse processo”, opina.

Para Luciana, novas alianças podem mudar o cenário.

“Tem que ver como que novas articulações serão feitas no sentido de ampliar as alianças que já foram feitas até aqui”, completou.

Fernando Collor não comentou sobre seu posicionamento no segundo turno da eleição para o Governo do Estado e a reportagem não conseguiu contatar Rui Palmeira (PSD), quarto colocado na disputa pelo Palácio República dos Palmares.

Paulo Dantas e Rodrigo Cunha disputarão o governo de Alagoas no segundo turno. Os dois candidatos expõem a rivalidade entre os dois maiores grupos políticos do estado, comandados pela família Calheiros e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Paulo Dantas teve 708.984 votos (46,64% do total), e Cunha, 407.220 (26,79%). Collor teve 223.585 (14,71%) e terminou a disputa na terceira colocação.

“Quero agradecer a cada um dos alagoanos que saíram de casa para me dar um voto de confiança, para votar no desenvolvimento de Alagoas. Vou percorrer todos os municípios alagoanos, reafirmar o meu compromisso de que nada vai parar, mostra que nesses mais de 120 dias à frente do Governo fiz mais do que o meu concorrente fez em quatro anos no Senado. Esta é uma diferença significativa de votos e por muito pouco não conseguimos vencer no primeiro, mas vamos em busca de cada um dos votos que nos faltaram, porque Alagoas não pode parar”, disse Paulo Dantas, ao garantir que irá percorrer os 102 municípios alagoanos pelos próximos 28 dias durante a campanha de segundo turno.

O senador Rodrigo Cunha considerou sua votação como “gigantesca” durante a coletiva de imprensa realizada em seu comitê na Jatiúca, em Maceió, na noite desse domingo (2). “O momento é de agradecer em que acreditou na gente. Em um primeiro momento, enfrentamos um embate de todos contra um. Agora vamos para um duelo. Nós andamos pelo estado de Alagoas, captamos os sonhos e as necessidades do nosso povo. Juntos, temos tudo para fazer com que o alagoano cresça”.