Política

Câmara de Rio Largo aprova CEI para investigar prefeito afastado

Comissão Especial de Inquérito vai apurar supostos atos ilícitos cometidos pelo prefeito afastado, Gilberto Gonçalves

Por Câmara de Rio Largo 25/08/2022 14h41 - Atualizado em 25/08/2022 16h35
Câmara de Rio Largo aprova CEI para investigar prefeito afastado
Sessão na Câmara de Rio Largo nesta quinta-feira (25) - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Rio Largo instituiu, nesta quinta-feira (25), uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar supostos atos ilícitos cometidos pelo prefeito afastado, Gilberto Gonçalves, atendendo uma ação popular.

Fundamentando a importância da abertura da CEI, o munícipe Cícero Severino Santana citou a “Operação Pecúnia”, da Polícia Federal, que investiga Gilberto Gonçalves num suposto esquema milionário de corrupção, e que foi destaque no telejornal Fantástico, programa dominical da TV Globo. Ainda mencionou a prisão do mesmo na última terça-feira (22), acusado de obstrução de justiça.

Os vereadores Aline Bianca Cavalcante (PDT), Daniel José de Pontes (PCdoB), Ismael Ferreira da Silva (Progressistas), Dr.Izaque (Progressistas), Carlinhos Reis (MDB), Rafael Feitosa (Podemos), Romildo Elias Calheiros (PDT) e o presidente da Casa Legislativa Jefferson Alexandre (PDT) votaram a favor da abertura.

Já os vereadores Thiago Vasconcelos (Progressistas) e Márcio Soares Cavalcante (Progressistas) se posicionaram contra o pedido de CPI feito pelo riolarguense.

Após ser validada a abertura da comissão, o vereador Márcio Soares foi eleito o presidente; Ismael Ferreira relator e Dr. Izaque membro.

A comissão tem 90 dias, podendo prorrogar por mais 45, para entregar o relatório final apontando ou não a culpabilidade de Gilberto em atos de improbidade.

O relator Ismael Ferreira garantiu que a comissão será completamente imparcial na análise da denúncia e que os trabalhos serão concluídos o mais breve possível.