Política
MP/AL recebe visita do ministro Humberto Martins e de conselheiro do CNMP
Ministro do STJ e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público e presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), juiz Daniel Carnio, visitaram o órgão estadual
O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, recebeu, nesta sexta-feira (22), o ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), juiz Daniel Carnio. No encontro, que também reuniu a administração superior do Ministério Público do Estado de Alagoas, as autoridades trataram da relação de respeito e harmonia que deve existir entre as instituições e reforçaram a importância de membros e servidores estarem em constante aperfeiçoamento profissional para melhor servir a sociedade.
Ao ministro Humberto Martins, que em breve será homenageado com a Medalha do Ministério Público de Alagoas, Márcio Roberto disse que a instituição se sente honrada com a visita e que admira a trajetória dele como integrante do STF. “Sabemos do saber jurídico de vossa excelência, o que já nos gera grande admiração. E, mais felizes ainda ficamos porque parte de todo esse conhecimento vem da sua ligação com o Ministério Púbico, uma vez que seu pai, José Martins, integrou a nossa instituição como procurador de Justiça, além do próprio ministro já ter sido promotor de Justiça substituto. A homenagem que será concedida ao senhor é justa e merecida em razão de uma carreira sólida e promissora”, afirmou o chefe do MP/AL.
O ministro, de forma antecipada, agradeceu o reconhecimento. “Tenho um orgulho muito grande de ter crescido vendo o meu pai atuar como membro do Ministério Público, servindo à população, e orgulho ainda maior de ter sido promotor substituto, ajudando esse órgão na promoção de justiça. Que continuemos trabalhando para atender ao anseios dessa mesma sociedade. Costumo dizer que nós que integramos o sistema da Justiça somos apenas inquilinos do poder porque, com toda certeza, o dono mesmo do poder é o cidadão. Que o Ministério Público, o Judiciário e a advocacia caminhem de mãos dadas, com o advogado criando a tese, o MP fiscalizando a aplicação do bom direito e o juiz interpretando a lei, cada um, claro, a autonomia e a independência necessárias, porém, sem jamais perderem a harmonia”, declarou.
A parceria com a UNCMP
Em visita ao MP/AL, o conselheiro Daniel Carnio explicou que o CNMP tem buscado formalizar parcerias com diferentes unidades ministeriais do país em busca de proporcionar mais aperfeiçoamento profissional a membros e servidores. “Queremos essa aproximação com os MPs, ajudando as escolas a ampliarem tudo aquilo que elas oferecem como qualificação. Por exemplo, pode ser que determinado curso que esteja sendo ofertado pelo Ministério Público de São Paulo também seja de grande utilidade para Alagoas, então, se impulsionarmos isso, muito mais profissionais vão estar recebendo conteúdo de qualidade”, detalhou.
O PGJ Márcio Roberto e o diretor da Escola Superior do MP/AL, promotor de Justiça Cláudio Sá, demonstraram entusiasmo com a proposta de parceria. “Temos um calendário de atividades que é seguido aqui no Ministério Público de Alagoas e será muito importante para nós agregarmos novas capacitações. Tudo aquilo que nos ajudar a desempenhar com mais qualidade as nossas atividades é bem-vindo”, garantiu o diretor.
Já na próxima semana promoverei uma reunião para discutirmos a nossa agenda de capacitação e, tão logo tenhamos essas informações consolidadas, assumo o compromisso de contactar a UNCMP para que discutirmos o que podemos oferecer e o que será possível receber da referida Unidade. Essa parceria será bastante enriquecedora para nós”, assegurou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque. Também participaram do encontro o subprocurador Administrativo Institucional, Valter Acioly, o subprocurador Judicial, Sérgio Jucá, o corregedor-geral, Walber José Valente de Lima, o ouvidor do MP/AL, Lean Araújo, o procurador de Justiça Isaac Sandes e o chefe de gabinete, promotor de Justiça Humberto Bulhões.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas