Política

Dantas evita clima de “já ganhou” na Assembleia

Candidatos a governador-tampão enfatizam como querem se portar caso eleitos

Por Tribuna Independente 21/04/2022 09h41 - Atualizado em 22/04/2022 09h17
Dantas evita clima de “já ganhou” na Assembleia
Paulo Dantas diz que nenhum candidato tem voto garantido - Foto: Edilson Omena

Até o momento, quatro nomes registraram candidaturas a governador-tampão na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), cujo pleito será realizado em 2 de maio em votação indireta.

Favorito, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), exerce o primeiro mandato como deputado estadual de Alagoas. Ele tem 43 anos e, apesar de ser natural de Maceió, já foi prefeito da cidade de Batalha por dois mandatos.

O emedebista é o favorito porque são necessários 14 votos para ser eleito governador pela ALE e somente o MDB possui 15 parlamentares. Além disso, Ronaldo Medeiros (PT), Sílvio Camelo (PV) e Francisco Tenório (PP) já declararam publicamente que votarão em Paulo Dantas no dia 2 de maio.

Paulo Dantas tem ressaltado dar continuidade à gestão Renan Filho (MDB), que renunciou ao mandato para concorrer ao Senado em 2 de outubro, mas tem evitado o “já ganhou”.

“Ninguém tem voto garantido. Eu tenho que convencer os eleitores de maneira clara, passar para todos os projetos de desenvolvimento para Alagoas”, ressaltou o parlamentar no momento de seu registro de candidatura.

Primeiro a se inscrever, o bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes tem 44 anos de idade e disputou a eleição para deputado federal em 2018. Bolsonarista, ele não apresentou algo “concreto” como proposta para os quase 8 meses, caso eleito pela ALE, mas afirma que Alagoas vive uma “falta de crescimento na educação, na saúde e na economia, vivemos uma desigualdade social há décadas”.

Outro nome inscrito para o pleito indireto é o deputado estadual Cabo Bebeto (PL). O parlamentar, também bolsonarista, e em nota enviada à imprensa, afirma haver “deputados insatisfeitos com o governo Renan Filho” e que “defende o enxugamento da máquina pública, a conclusão das obras públicas inacabadas, ações na área da educação, como o combate à evasão escolar, incremento da segurança pública e a promoção da valorização do servidor”.

Já Davi Maia (União Brasil), que registrou candidatura no mesmo dia que Paulo Dantas, afirma que a sua candidatura é de oposição e que a população alagoana “está cansada de oligarquias no poder”. Maia também anunciou como vice o vereador por Maceió, Siderlane Mendonça (PSB), que também é líder do prefeito da capital na Câmara de Vereadores.