Política

Máscaras deixam de ser obrigatórias após indicação do vereador Siderlane Mendonça

Proposição foi feita em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Maceió

Por Assessoria 14/03/2022 14h37
Máscaras deixam de ser obrigatórias após indicação do vereador Siderlane Mendonça
Vereador Siderlane Mendonça (PSB) - Foto: Assessoria

O vereador Siderlane Mendonça (PSB), líder do governo na Câmara de Vereadores de Maceió, foi o primeiro parlamentar a propor a não obrigatoriedade do uso de máscaras, em todos os ambientes. A indicação aconteceu na última sessão ordinária, realizada na quinta-feira (10).

Já na manhã desta segunda-feira (14), tanto o prefeito de Maceió, JHC, quanto o governador do estado, Renan Filho, confirmaram a assertividade da proposta feita por Siderlane e informaram que as máscaras não vão ser mais obrigatórias em todos os espaços.

“Estou sempre atento à dinâmica social e às necessidades da população de Maceió. Não podia deixar de fazer a minha obrigação, enquanto vereador, que é de propor discussões necessárias para a capital, para o povo. E hoje comemoro a sinalização da Prefeitura de Maceió, que tornou o uso de máscara facultativo em todos os locais (exceto os privados, onde o proprietário tem a liberdade de definir); e do Governo do Estado, que vai desobrigar o uso da máscara em ambientes externos. As decisões endossam o que já tinha antecipado, no plenário da Câmara”, reforça.

Mendonça diz que a indicação feita por ela leva em conta a alta taxa de imunização população vacinável, que hoje está em 75.39%, na capital, bem como a redução da mortalidade e dos casos de internação provocados pela Covid-19.

“Sabemos a importância que as máscaras tiveram pra conter a disseminação do novo coronavírus e de como elas beneficiaram o mundo todo. Mas, graças a Deus, hoje a maioria da população já está vacinada contra essa terrível doença. Muitos países e estados brasileiros já tinham avançado na flexibilização e permitido que cada cidadão faça sua escolha, quanto ao uso da máscara. Sou favorável à democracia, às liberdades individuais e acredito que todos, agora, têm o direito de escolher se usam ou não. A população merece voltar a viver normalmente, depois de tanto sofrimento ”, esclarece.

Prefeitura e Governo


Na manhã desta segunda (14) o prefeito de Maceió, JHC, publicou nas redes sociais que "a partir de hoje o uso de máscaras será facultativo em Maceió. Vale para locais públicos e privados, abertos e fechados. Estabelecimentos privados poderão, a critério seu, exigir a máscara dos clientes.

O governador do estado, Renan Filho, também usou as plataformas digitais de relacionamento social para fazer anunciar que vai pôr fim à obrigatoriedade do uso das máscaras em ambientes externos.

Panorama


Além de Alagoas, pelo menos dez estados brasileiros já flexibilizaram o uso de máscaras. Os que dispensaram a obrigatoriedade em local aberto são: Amazonas, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte (a partir desta quarta-feira, 16) e São Paulo.

Os que derrubaram a obrigatoriedade em ambientes abertos e fechados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.