Política

JHC anuncia o fim do uso de máscara em locais públicos e privados de Maceió

Governador de Alagoas, Renan Filho fará coletiva nesta terça-feira (15) para anunciar a desobrigação em todo o estado apenas para locais abertos

Por Lucas França com Tribuna Hoje 14/03/2022 14h28 - Atualizado em 14/03/2022 18h22
JHC anuncia o fim do uso de máscara em locais públicos e privados de Maceió
Maceioenses já podem transitar sem máscaras em locais abertos e fechados na capital - Foto: Edilson Omena

O Prefeito de Maceió, JHC (PSB), anunciou em um post no seu perfil do Twitter, a desobrigação do uso de máscara de proteção contra Covid-19, em ambientes públicos e privados no município.

“Atenção: prepara-se para mostrar o sorriso! A partir de hoje (14/03) o uso de máscaras será facultativo em Maceió. Vale para locais públicos e privados, abertos e fechados. Estabelecimentos privados poderão, a critério seu, exigir a máscara dos clientes’’, postou o prefeito JHC.

Em relação ao anúncio feito por JHC, ainda não há no Diário Oficial do Município nenhuma informação sobre a nova medida sanitária.

Com a decisão, Maceió se torna a quinta capital brasileira a desobrigar uso das máscaras em ambientes abertos e fechados. Outras 14 capitais já liberaram o uso em locais abertos e outras 13 mantêm as restrições.

Na capital alagoana, os locais de eventos já podem contar com a capacidade máxima de lotação.

RENAN FILHO


A nível estadual, o uso de máscara também deixará de ser obrigatório a partir desta terça-feira (15), segundo postagem do governador de Alagoas Renan Filho (MDB), na mesma rede social. Porém, para locais abertos.

"Bom dia! Amanhã, às 12h, farei coletiva de imprensa para apresentar os resultados do combate à pandemia e Alagoas. Anunciarei o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes externos. Destaco que temos uma das três menores taxas de mortalidade do país. Vamos vencer!", twittou Renan Filho.

Na última segunda-feira (7), durante a Convenção Partidária do MDB, o governador já havia adiantado sobre a possível retirada das máscaras. Renan disse que "a pandemia teve uma nova onda, mas que as vacinas estão salvando muitas vidas".

A média móvel de mortes no estado está em queda, -18% em comparação com a média registrada duas semanas atrás. Também está em queda a média de casos conhecidos.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas, Brandão Júnior, se pronunciou favorável à desobrigação uma vez que os casos da doença estão diminuindo no estado. “A Abrasel apoia a retirada do uso de máscara uma vez que o nível da vacinação no estado está avançado. E se passaram 15 dias do Carnaval à gente não viu aumento e nem uma preocupação gigante da rede pública e privada em relação à contaminação’’.

Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) já havia aprovado em 23 de fevereiro uma lei que acaba com a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra Covid-19 em locais públicos abertos no estado.

ALERTA


Na sexta-feira (11) a infectologista Sarah Dominique explicou para a Tribuna Independente que a pandemia tem demonstrado queda dos casos registrados da doença, mas o país ainda não saiu do patamar de pandemia para endemia. “Avalio como decisão de alto risco suspender o uso de máscara. A vacina reduz a transmissão, e considerando que a cobertura vacinal está inadequada já há possibilidade de uma nova onda de casos”, afirma.

A infectologista ressalta que ainda não existem indicadores que mostrem uma segurança na tomada dessa decisão. “A gente cria expectativa junto ao cansaço. Toda a sociedade está cansada do uso de máscaras, não se fala mais em medidas restritivas, mas a pandemia segue com riscos de termos outras ondas, não sabemos quantas, uma vez que a humanidade tem que observar a capacidade de acúmulo de mutações do vírus”, continua.