Política

Acordo pode fazer Lessa vice de JHC

Para garantir frente nacional de centro-esquerda, candidatura do ex-governador pode ser retirada em favor do deputado do PSB

Por Carlos Victor Costa com Tribuna Independente 03/09/2020 08h33
Acordo pode fazer Lessa vice de JHC
Reprodução - Foto: Assessoria

As especulações em torno do nome que irá compor a chapa do pré-candidato a prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB), o JHC, ganharam os noticiários nesta última semana na capital do estado. Um acordo nacional com o PDT pode mudar o quadro das eleições deste ano na capital alagoana e colocaria o ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, como vice de JHC.

À Tribuna Independente, JHC, falou sobre a possibilidade. Ele ressaltou que é natural que neste momento que precede as datas finais para as convenções existam especulações.

“Muito me honraria ter o governador Ronaldo Lessa na composição da chapa majoritária. É um nome que traz a experiência de mandatos muito bem avaliados no Executivo, tanto em Maceió como no Governo do Estado”, pontua.

O parlamentar também ressalta a passagem de Ronaldo Lessa como coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional.

“Quando fomos colegas no parlamento, o governador coordenou com muita eficiência a bancada alagoana e trabalhamos próximos em diversos projetos. Apesar de nem sempre concordarmos em algumas pautas, como é natural da política, sempre tivemos uma excelente relação pessoal e política”, lembra JHC.

A reportagem da Tribuna também procurou o ex-governador Ronaldo Lessa, para que ele pudesse falar sobre essa situação. Mas até o fechamento desta edição, ele não respondeu.

Porém, em seu perfil no Instagram, Ronaldo disse que há a possibilidade de compor com JHC.

Já em recente contato com a imprensa, ele afirmou que irá decidir sobre sua candidatura está sexta-feira (4).

“Quero ser candidato, sim. Mas temos que analisar todas as possibilidades. O PDT e o PSB estão fazendo um projeto nacional, em muitos lugares um partido está tirando suas candidaturas para apoiar o outro. No caso de Alagoas nós estamos mantendo, como também em Pernambuco. Agora existe a possibilidade, mas isso depende do projeto nacional”.

Contudo, além do PDT, outro partido pode estar de olho na vaga ao lado de JHC, o PSD.

CENTRO-ESQUERDA

Desde junho que PDT, PSB e Rede articulam a possibilidade de construção de uma frente de centro-esquerda como alternativa ao PT e as legendas mais próximas a ele para a eleição presidencial de 2022. Em princípio, essa frente apoiaria Ciro Gomes daqui a dois anos.

PSD pode indicar vereador como vice do PSB

A indefinição pelo nome que irá ocupar a vaga de vice na chapa de JHC pode favorecer o vereador de Maceió José Márcio Filho (PSD), que seria indicação do deputado federal Marx Beltrão, presidente estadual do PSD em Alagoas.

José Márcio Filho que até o momento não pode falar nada porque ainda não tem confirmação da aliança.

“Ontem [terça, 1º] devido aos rumores liguei para o deputado Marx e fiquei de conversar pessoalmente com o mesmo hoje. O que posso afirmar é que hoje sou candidato a reeleição, ao mesmo tempo sou um soldado do PSD e aguardo o nosso presidente estadual para que possamos juntos decidir o caminho que vamos tomar”.

Procurado pela reportagem, o deputado Marx Beltrão, explicou através de sua assessoria, que deverá anunciar nos próximos dias seu posicionamento quanto à eleição majoritária em Maceió e que, no momento, não há apoio formalizado do PSD a nenhuma chapa de pré-candidatos à prefeitura da capital.

Já o deputado JHC afirmou que o vereador é um nome que tem serviços prestados a Maceió, “um jovem muito preparado para os desafios que a administração da nossa cidade oferece. O que posso afirmar com grande convicção é que qualquer composição será em torno dos valores que me nortearam até aqui: ética, transparência, eficiência e independência. Aqui não existe projeto pessoal: faremos o que for melhor para Maceió”.

A indecisão do PSDB, até então com aparente preferência para ocupar a vaga, pode fazer os tucanos sobrarem na curva.

PRTB

O PRTB, comandado por Adeilson Bezerra, já realizou sua convenção e declarou apoio a pré-candidatura de Alfredo Gaspar (MDB) para a prefeitura de Maceió.

“Fizemos uma votação interna onde 95% dos pré-candidatos a vereador aprovaram a indicação do nome do Alfredo Gaspar”.