Política

5 de março de 2020 11:39

Secretário destaca avanços na Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió

Enio Bolivar reuniu a imprensa para falar sobre seu primeiro ano à frente da SEMSCS

↑ Enio Bolivar reuniu a imprensa para falar sobre seu primeiro ano à frente da SEMSCS (Foto: Sandro Lima)

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), Enio Bolivar, reuniu a imprensa na manhã desta quinta-feira (5) para destacar as ações realizadas durante seu primeiro ano à frente da pasta. Entre os feitos mais importantes, o secretário destacou o reordenamento do Calçadão do Centro de Maceió. “Encontramos o Comércio tomado pelos ambulantes, com calçadas quebradas, o que dificultava a circulação de consumidores e prejudicava as vendas dos lojistas”, comentou.

Em um vídeo divulgado durante o encontro, Bolivar mostrou o Centro da cidade atualmente, sem a presença de vendedores ambulantes no calçadão. “A gestão está trabalhando para o ordenamento dos espaços públicos, com objetivo de promover acessibilidade e mobilidade para a população, além de preservação e melhoria da paisagem urbana. A metodologia de trabalho é marcada pelo diálogo e ações pontuais – tais como visitas técnicas, reuniões e cadastramentos”, explicou.

Enio Bolivar também comentou sobre o consumo de álcool por menores de idade na Rua Fechada aos domingos, localizada na Orla de Pajuçara. “Além de menores de idade consumindo álcool, também há consumo e tráfico de drogas ilícitas e cenas de violência. Nossa função, entre outras, é autorizar realização de eventos, autorizar comércio ambulante e expedir alvará de publicidade. Quanto à questão da violência, é função do Estado combater”, esclareceu.

Com relação ao porte de arma para os guardas municipais de Maceió, Bolivar afirma que é a favor, contanto que haja capacitação. “A Secretaria agrega os serviços de proteção ao cidadão e ao patrimônio público por meio da Guarda Municipal e o principal objetivo é melhor atender às demandas diárias e atuar de forma preventiva. A Guarda Municipal de Maceió prima pela difusão da filosofia de segurança comunitária”, disse.

Enio Bolivar informou que 30 guardas municipais já conseguiram o porte de arma depois de passar por qualificação e capacitação. “Se tiver que escolher entre um homem da Guarda Municipal e um bandido, eu escolho o guarda. Prefiro ver o marginal no chão”, opinou.

Entre as conquistas pela Guarda Municipal no último ano, o secretário destacou a aquisição de radiocomunicadores digitais, novas viaturas equipadas com radiocomunidadores digitais, o porte de arma de fogo, a entrega de coletes balísticos, bastões BP 60 e espargidores.

A Guarda Municipal de Maceió também possui  o Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV), o Conselho Comunitário de Segurança do Município de Maceió (COMSEMA) e a realização de capacitação constante, por meio de participação em cursos e congressos.

Durante o encontro também foram destacados os projetos sociais e esportivos: Guarda Ativa (as atividades realizadas na orla de Pajuçara no início das manhãs); Clube Candido de Judô  (atividades realizadas à noite da sede da Guarda, no Vergel); Projeto Guarda Faz Escola  (noções de cidadania, atividades lúdicas, iniciação musical para crianças e jovens da rede pública municipal de ensino) e a Banda de Música.

No setor de Convívio Social, o secretário destacou a aquisição de equipamentos de Proteção Individual – EPIsRadiocomunicadores digitais, a contratação de pessoal de apoio à fiscalização, o ordenamento do Calçadão do Comércio, o ordenamento da orla marítima da cidade e o ordenamento do Domingo de Lazer.

Fonte: Thayanne Magalhães

Comentários

MAIS NO TH