Política

5 de dezembro de 2019 14:27

Nesta quinta, Luciano Barbosa receberá homenagem em Arapiraca

Prêmio faz parte das comemorações dos 12 anos da Revista Xereta

↑ Luciano Barbosa receberá honraria com o presidente da ACDA, radialista Josenildo Souza Foto: Reprodução

O vice-governador e secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, será homenageado, na noite desta quinta-feira (5), com a entrega do Prêmio Destaque Alagoas 2019.

A honraria faz parte das comemorações dos 12 anos da Revista Xereta, e o evento está marcado para as 20 horas, tendo como local o Espaço Tuta Fest, no bairro Baixa Grande.

O radialista e presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA), Josenildo Souza, também será homenageado no evento, que contará com a presença de representantes de todos os segmentos da sociedade de Arapiraca e do estado de Alagoas.

Engenheiro Civil com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, no Estados Unidos, Luciano Barbosa teve o primeiro cargo público como secretário de Educação do município de Arapiraca, em 1993.

Amor à Educação

Também foi secretário estadual de Transporte, Ministro da Integração e entre tantos outros cargos na vida pública, bem como prefeito de Arapiraca por oito anos, revolucionando a educação, sendo o primeiro município de Alagoas a ter escola de tempo integral no ensino fundamental. Foram 10 escolas.

Luciano Barbosa, ainda como prefeito de Arapiraca, implantou o projeto das bibliotecas públicas digitais de bairros, as “Arapiraquinhas”, além de ter criado a primeira escola municipal de circo do país e o Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca.

Eleito vice-governador de Alagoas, na chapa com o governador Renan Filho, em 2014, e reeleitos na eleição em 2018, com 78% da preferência dos votos dos alagoanos, Luciano Barbosa está desde janeiro de 2015 à frente da Educação do Estado de Alagoas.

O gestor já implantou o ensino integral em mais de 50 escolas  da rede estadual. Triplicou o número de escolas com ginásios esportivos, valorizou financeiramente a função de diretor de escola, criou a função de articulador  de ensino e se aproximou dos servidores e dos estudantes da rede estadual. Nesta gestão, Barbosa ainda instituiu o programa Escola 10 que mobiliza os municípios a melhorarem a educação pública das crianças alagoanas. O que fez Alagoas sair das últimas posições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e com que Barbosa fosse reconhecido ao receber a condecoração da Ordem Nacional do Mérito Educativo, pelo Ministério da Educação, em dezembro do ano passado.

CEI

Com o apoio do governador Renan Filho, Luciano Barbosa está construindo um moderno teatro com auditório e uma biblioteca no Centro de Educação Integral (CEI) Professor Mário César Fontes, na cidade de Arapiraca.

Os dois equipamentos fazem parte da segunda etapa do maior complexo educacional da história do município e de todo o interior de Alagoas.

O espaço onde está sendo construído o teatro e o auditório ocupa área de 1.045 metros quadrados e capacidade para 503 lugares, incluindo 14 vagas para pessoas com deficiência.

O CEI Professor Mário César Fontes foi inaugurado em abril do ano passado, com a presença do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros.

O espaço traz em si uma nova concepção que une no mesmo espaço a educação, cultura e esporte, integrando-se também à paisagem urbanística da segunda maior cidade de Alagoas.

O CEI de Arapiraca conta com moderna pista de atletismo, campo de futebol society e piscina. O espaço integra as escolas estaduais Quintella Cavalcanti, Izaura Antônia de Lisboa (Epial) e Pedro Reis, contemplando também mais de 12 mil estudantes de toda a rede estadual de ensino da cidade, além da população arapiraquense

Fonte: Tribuna Hoje / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH