Política
Sindicalistas relembram o 17 de julho com lançamento de livro
Obra é de autoria de Luiz Gomes, professor da Uneal
Representantes de diversas entidades sindicais e dos movimentos sociais participaram, nesta segunda-feira dia 17 de julho, de um ato comemorativo aos 20 anos da derrubada do governo Suruagy. Durante o evento, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo, destacou que o empenho da Polícia Civil foi decisivo no movimento que culminou no afastamento de Divaldo Suruagy e que o Sindpol, através de iniciativas como a realização desse ato, busca contribuir com a preservação da memória desse importante episódio da história de Alagoas.
Já a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas, Rilda Alves, ressaltou a contribuição para a articulação dos servidores públicos naquela época e que, assim como hoje, a entidade busca unir os servidores e os trabalhadores em geral, na luta em defesa dos direitos e dos serviços públicos.
Para o historiador e professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Luiz Gomes, que lançou durante o ato o livro “O Levante de 1997: Policiais civis e militares na derrubada do governo Suruagy”, o papel desempenhado pelo Sindpol foi decisivo para derrubar Suruagy.
Ele lembrou que os servidores ficaram sete meses sem receber salários em 1997 e que as manifestações unificadas, cujo ápice foi 17 de julho, foi o momento em que o povo enfrentou o exército na Praça Dom Pedro II. Depois de um imenso tiroteio Suruagy renunciou.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
2Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
3Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
4Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
5Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência




