Política

Deputados esvaziam plenário da ALE para não votar PEC das Férias

Parlamentares até que compareceram à sessão desta terça-feira, mas abandonaram o plenário

Por Tribuna Independente 07/06/2017 09h20
Deputados esvaziam plenário da ALE para não votar PEC das Férias
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma verdadeira manobra política vem sendo orquestrada por maioria dos deputados nas últimas sessões da Assembleia Legislativa do Estado para não apreciar o projeto de autoria do Rodrigo Cunha (PSDB) que reduz o recesso dos parlamentares de 90 para 55 dias.

Na quarta tentativa desde que a PEC entrou em pauta no dia 30 de maio, os deputados até que compareceram, no entanto, nesta terça-feira (6) a deputada Jó Pereira (PMDB) estava fazendo um discurso e no painel eletrônico da ALE constavam as presenças de 19 parlamentares. Ao se aproximar do fim do pronunciamento da deputada, o plenário foi esvaziando, permanecendo apenas dez deputados, o que impediu a apreciação do projeto “menos férias”.

Ainda na sessão, Rodrigo Cunha (PSDB) apelou para que o presidente da Casa de Tavares Bastos, Luiz Dantas (PMDB), realizasse uma força-tarefa para conseguir o número necessário de deputados. Em resposta, Dantas pediu paciência ao tucano ao explicar que seis parlamentares estariam viajando.

À reportagem da Tribuna Independente, Rodrigo Cunha se mostrou revoltado, mostrando que o absurdo de férias é maior ainda do que ele imaginava. “Fiz uma nova conta. A gente vinha falando em 90 dias de recesso, mas a questão é que os parlamentares são eleitos para quatro anos de mandato. Se multiplicarmos 90 x 4, dá 12 meses. Fica evidente que o deputado é eleito para exercer o mandato de quatro anos e só exerce por três.