Política
Partidos mudam de nome para evitar desgaste
Legendas garantem que programas também estão sendo alterados

Já vem de longe a falta de credibilidade dos partidos políticos, em especial os vinculados a períodos pouco defensáveis da História brasileira, como a ditadura de 1964. Entre esses, ocorreram divisões e mudanças de nome, mas os programas e práticas seguiram praticamente os mesmos.
Recentemente, três agremiações anunciaram troca de nome. Desses, só o Partido Trabalhista Nacional (PTN) já teve autorização, no último 16 de maio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e agora se chama “Podemos”. O Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) quer se chamar “Avante” e o Partido Social Liberal (PSL), “Livres”.
O presidente estadual do PSL, Henrique Arruda, afirma que a escolha por “Livres” é conceitual. “Queremos liberdade de fato e não pela metade, que o individuo seja livre por completo. Para isso é preciso que o Estado seja diminuído apenas ao essencial. É isso que estamos reforçando no novo programa”.
Ele também reforça a ideia de que a mudança visa dialogar melhor com a sociedade, principalmente diante do atual cenário de descrença na política. “Queremos mostrar às pessoas que qualquer um pode participar da política porque ela não é uma coisa de castas ou de iluminados”.
Leia mais nas versões impressa e digital da Tribuna Independente
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
5Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos