Política

Viana vê prejuízo em mudança na Secti

Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado ressalta boa parceria com João Amaral, apontado como novo titular

Por Tribuna Independente 11/03/2017 13h00
Viana vê prejuízo em mudança na Secti
Reprodução - Foto: Assessoria

No início do mês, em entrevista à Tribuna Independente, o deputado estadual Sérgio Toledo (PSC) deu uma informação de que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) poderia ter novo comando. No caso, sairia o atual gestor Pablo Viana e assumiria o seu lugar, o secretário Executivo da Pasta, João Amaral, que é genro do parlamentar, mas que segundo ele não foi sua indicação.

A reportagem aproveitou a visita do secretário Pablo Vianna que esteve na Redação do jornal na última quinta-feira (9) para falar sobre o Prêmio de Jornalismo Científico e repercutiu com ele sobre a possibilidade da mudança. “O João Amaral na verdade é meu braço direito. Ele é secretário Executivo de Gestão Interna e está lá com a gente desde o ano passado. A gente tem trabalhado muito junto e muitas vezes a gente até reveza. João está sendo cada vez mais preparado caso haja necessidade de assumir a Pasta. O trabalho que vem sendo feito em conjunto tem dado tão certo que eu acredito em prejuízo se houvesse essa mudança, principalmente no atual momento de crise. Conseguimos, mesmo com cortes severos no fundo nacional de ciência e tecnologia, sair do 23º lugar pra o 8º no número de ações de tecnologias sendo elaboradas”, avaliou Viana.

Devido ao destaque que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação vem obtendo no governo, o secretário já teve seu nome especulado nos bastidores da política como possível candidato a deputado na próxima eleição. Viana não descartou e disse que entrar para gestão pública já foi um grande desafio. “A Secti nos últimos meses tem se tornado um órgão cada vez mais atraente e digo isso com muito orgulho porque não só nessa gestão, mas nas ultimas gestões, a preocupação dos secretários que passaram pela pasta sempre foi de valorizar a ciência e tecnologia. Sair da universidade e assumir uma gestão pública foi um enfrentamento muito desafiador e, claro, eu não iria recusar um incentivo desse”, destacou Pablo Viana. 

LEIA MAIS NA VERSÃO IMPRESSA, JÁ NAS BANCAS !!!