Política

Rui Palmeira e novos vereadores de Maceió são diplomados na segunda-feira (19)

Eleitos da capital participam de solenidade que acontece no Tribunal de Justiça

Por Tribuna Independente 13/12/2016 09h31
Rui Palmeira e novos vereadores de Maceió são diplomados na segunda-feira (19)
Reprodução - Foto: Assessoria

O prazo para que os candidatos eleitos sejam diplomados encerra na próxima segunda-feira (19). Alguns prefeitos já foram diplomados, como é o caso do prefeito de Traipu, Eduardo Tavares (PSDB), no entanto, a grande maioria deixa mesmo para o último dia, como é o caso de Maceió.

O prefeito reeleito Rui Palmeira (PSDB) e os vereadores eleitos e reeleitos serão diplomados na próxima segunda-feira, no Tribunal de Justiça de Alagoas. A solenidade foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e acontece às 17h.

Contudo, alguns desses diplomados ainda têm processos juntos à Justiça Eleitoral que precisam ser julgados e, se houver alguma condenação, o mandato de prefeitos e vereadores pode ser cassado.

O desembargador, Sebastião Costa Filho, informou  à Tribuna Independente que tem se organizado para julgar todos os processos até o dia 19, como determina a legislação. “Mas se não conseguirmos, aqueles prefeitos que forem diplomados e posteriormente condenados eles deverão perder o mandato”, pontuou.

Costa Filho ressaltou que a pauta do TRE está em dia, e que os processos remanescentes ainda precisam ser julgados pelos juízes de primeiro grau. “Se eles julgarem esses processos até o dia 19, com certeza vai haver maior tranquilidade para todos”, comentou.

A diplomação dos candidatos é de responsabilidade das zonas eleitorais. Já a posse, acontece no dia 1º de janeiro de 2017, na Câmara de Vereadores de cada cidade e é aberto para a participação da sociedade.

DIPLOMAÇÃO

Em Maceió serão diplomados, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) reeleito com 60,27% dos votos válidos, o equivalente a 241.977 votos  e os vereadores: Lobão (PR), Tereza Nelma (PSDB)  Dudu Ronalsa (PSDB), Chico Filho (PP), Davi Davino (PP), Kelmann Vieira (PSDB), José Márcio (PSDB), Eduardo Canuto (PSDB), Ib Brêda (PR), Aparecida do Luiz Pedro (DEM), Fátima Santiago (PP),  Ronaldo Luz (PMDB), Silvânio Barbosa (PMDB)  Silvânia Barbosa (PRB), Antônio Hollanda (PMDB), Galba Novais Neto (PMDB) , Silvio Camelo (PV),  Luciano Marinho (PTN), Francisco Sales (PPL), Samyr Malta (PSDC) e Siderlane Mendonça (PEN).

A Câmara de Maceió teve uma renovação de 30%.