Política

Rui diz que relação institucional com governo de AL não muda após reeleição

Em entrevista, prefeito afirmou que mudanças no secretariado devem ser pontuais

01/11/2016 12h16
Rui diz que relação institucional com governo de AL não muda após reeleição
Reprodução - Foto: Assessoria

Na manhã desta terça-feira (1º), o prefeito reeleito Rui Palmeira (PSDB) deu entrevista à TV Gazeta de Alagoas e comentou sobre várias questões políticas. De acordo com ele, a relação com o governador de Alagoas, Renan Filho, segue a mesma de forma institucional após a vitória nas urnas contra o candidato do PMDB, Cícero Almeida, no pleito realizado no domingo (30). Além desta questão, o prefeito ressaltou que não deve fazer mudanças drásticas em seu secretariado, apenas alterações pontuais quando o a primeiro mandato for encerrado.

Sobre sua relação com os servidores públicos municipais, o prefeito citou dificuldades durante os quatro anos, mas ressaltou que o diálogo aberto será mantido. “Enfrentamos muita dificuldade nesses quatro anos, um período muito difícil, mas pagamos os servidores em dia, concedemos reajuste. Esperamos continuar com o diálogo aberto com os servidores e, na medida do possível, fazer os reajustes que são tão necessários a eles”, afirmou Rui.

O prefeito também comentou sobre seu relacionamento com os novos vereadores que irão compor a Câmara Municipal de 2017 a 2020. Ele pontuou que quer recompor bancada com a nova composição, mantendo a boa convivência. “A relação é muito boa, propositiva, com a Câmara. Esperamos manter isso, dialogando, claro que as diferenças sempre vão existir, nem sempre a Câmara concorda com o projeto do prefeito e vice-versa. Vamos buscar manter um diálogo permanente com a Câmara, com o presidente Kelmann Vieira que tem sido um grande parceiro da nossa gestão, com a nossa bancada que foi pras ruas, ajudou muito nessa eleição. Com novos vereadores vamos recompor a nossa bancada, mas esperamos continuar com o diálogo aberto”, relatou.

Ele falou sobre as mudanças em secretariados, possíveis pelos novos partidos que participaram da coligação nas eleições. “A princípio, não devemos mudar até porque boa parte desses partidos já vem da nossa primeira eleição em 2012 e depois, ano passado vieram o DEM, o PDT, mais recentemente o PPS e o PROS, mas não há qualquer mudança. Queremos fazer um ou outro ajuste em secretarias, mas nada de radical, algo mais pontual”, disse.

Sobre sua relação com Renan Filho, Rui acredita que não haverá mudanças. ”De maneira institucional continua da mesma forma. A gente está sempre aberto ao diálogo e a parcerias, inclusive no período eleitoral, com todas agressividades do meu adversário, a gente encaminhou pra Câmara um projeto que doa parte de um terreno do município pra o Estado executar uma maternidade. Então mostra que a gente institucionalmente não tem qualquer dificuldade. Se for bom para a população de Maceió, pouco importa se a obra é municipal, estadual, federal. O que importa é que a obra venha para Maceió. Então da nossa parte, não tem qualquer dificuldade”, comentou.

Outra dúvida que tem sido questionada bastante ao prefeito é sua permanência durante os quatro anos, já que especula-se sua saída para disputa de outros cargos nas eleições de 2018. Ele reafirmou que fica durante os quatro anos para entregar as obras planejadas para o novo mandato. “Minha meta é ficar os quatro anos, fui eleito pra ficar esse tempo. A gente conseguiu uma grande vitória no último domingo. Quero aproveitar para agradecer ao povo de Maceió e temos muita coisa por fazer. Nos motiva muito começar essas obras. A gente quer ficar os quatro anos para entregar essa obras prontas”, encerrou.