Política

TSE informa prisão de três pessoas nas primeiras horas de votação

Todos os três foram presos por boca-de-urna e no estado do Rio de Janeiro

Por G1 30/10/2016 11h04
TSE informa prisão de três pessoas nas primeiras horas de votação
Reprodução - Foto: Assessoria

Três pessoas foram presas até as 9h45 deste domingo (30) nas primeiras horas do segundo turno das eleições municipais, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todas as detenções aconteceram no estado do Rio de Janeiro pela prática de boca-de-urna.

Houve ainda outras dez ocorrências com não candidatos, mas sem prisão. Destas, oito foram por boca-de-urna no Rio e uma por transporte ilegal de eleitores no Ceará. O TSE não informou o motivo de uma ocorrência registrada no Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo o tribunal, 161 urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas nas seções de votação. Das urnas que deram defeito, 68 estavam em municípios onde foi usada a identificação biométrica; 93 estavam em municípios sem a biometria. Os estados com mais urnas substituídas foram o Rio de Janeiro (73), São Paulo (22) e Minas Gerais (15). Porém, nenhuma seção está sendo feita manualmente.

Praticamente 33 milhões de eleitores (32.986.856) são esperados neste domingo em postos de votação em todo o país para escolher em segundo turno os próximos prefeitos de 57 municípios.

Ao todo, são 114 candidatos a prefeito, em 18 capitais e 39 cidades com mais de 200 mil eleitores.

De acordo com o TSE, 93.532 urnas devem ser utilizadas. Outras 12.477 foram reservadas pelos tribunais regionais eleitorais para troca em caso de problemas com o equipamento. Há 1.709 urnas disponíveis para justificativas de ausência. Durante todo o dia, 390.237 mesários, dos quais 182.308 voluntários, trabalharão na eleição.

Do total de eleitores, quase 13 milhões estão aptos a votar pelo sistema biométrico de identificação pelas impressões digitais. Das 57 cidades, 22 estão com o sistema biométrico integral, e outras 10 têm o sistema híbrido.

Segundo o TSE, serão 437 zonas eleitorais no segundo turno, que abrangem 90.665 seções eleitorais. Cerca de 115 mil urnas devem ser utilizadas. Destas, 12.477 estão de reserva caso ocorra algum problema com as máquinas titulares e 1.709 são para justificativas de ausência.

Os eleitores das 57 cidades que não conseguiram votar nem justificar a ausência no primeiro turno podem votar normalmente neste domingo. Caso o eleitor esteja fora de sua cidade neste domingo, ele poderá justificar seu voto em qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral no dia da votação.

No primeiro turno, o total de justificativas recebidas foi de 7,8 milhões. Se o eleitor não puder apresentar a justificativa também neste domingo, ele deverá fazer isso até o dia 29 de dezembro (60 dias após o segundo turno).

Segurança

De acordo com o TSE, 12 cidades em cinco estados contarão com apoio da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas para o esquema de segurança. O efetivo disponibilizado, segundo a pasta, será de cerca de 13 mil militares.

O presidente do tribunal, Gilmar Mendes, disse acreditar em eleições mais pacíficas neste domingo em comparação com o primeiro turno, quando houve uma onda de violência no Maranhão, com ônibus e escolas incendiadas, além de ataques a candidatos em pelo menos 12 estados. Em 28 de setembro, um dos candidatos à prefeitura do município goiano de Itumbiara foi assassinado durante uma carreata.

O ministro ressaltou que todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos eleitores foram tomadas.

“Acho que sim [o segundo turno será mais tranquilo]. Todavia, nós tomamos todas as cautelas e redobramos as cautelas em relação ao Rio de Janeiro, em relação a São Luís, onde tivemos incidentes, e também agora voltamos os olhos para Porto Alegre, onde tivemos ataques. Estamos tomando todas as medidas, estamos em contato com os TREs para que não haja nenhum desdobramento negativo”, afirmou Mendes.