Polícia

Delegado aponta possível falha humana em acidente com romeiros

Acidente ocorreu em um trecho da AL-220 conhecido como “Curva da Morte”; motorista e empresa serão investigados

Por Lucas França com Tribuna Hoje 04/02/2026 13h33 - Atualizado em 04/02/2026 13h38
Delegado aponta possível falha humana em acidente com romeiros
Vídeos mostram socorro a vítimas e atuação de bombeiros e Samu, mas número de feridos e causas ainda não foram oficialmente confirmados - Foto: Reprodução

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (4), em Maceió, o delegado de Polícia Civil Antônio Carlos Lessa detalhou as investigações sobre o acidente com um ônibus em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, que deixou 16 mortos e vários feridos.

Segundo o delegado, a principal linha de investigação até o momento aponta para falha humana. “Muitas pessoas que estavam no ônibus que vinha logo atrás relataram que o veículo envolvido no acidente passou direto na curva, caindo na ribanceira. Ou seja, ele não teria freado. Estamos aguardando a alta do motorista para que ele possa depor e esclarecer o que aconteceu”, explicou Lessa.

O motorista segue internado em estado grave, e seu depoimento é considerado crucial para esclarecer os detalhes da tragédia. Além dele, os ocupantes do outro ônibus que presenciaram o acidente também serão ouvidos. “Todos os passageiros e motoristas que estavam presentes serão intimados para detalhar o que viram”, completou o delegado.

A investigação ainda envolve a empresa responsável pelo transporte dos romeiros de Coité do Noia para Juazeiro-CE. De acordo com Lessa, o serviço não tinha autorização legal para operar, sendo considerado clandestino. “Mesmo assim, o transporte foi contratado. Vamos apurar quem contratou e responsabilizar todos os envolvidos. Apesar de irregular, o veículo estava em condições de uso. No entanto, precisamos do laudo pericial para entender exatamente a causa do acidente”, afirmou.

O acidente ocorreu na madrugada de terça-feira (4), em um trecho da AL-220 conhecido como “Curva da Morte”. O ônibus, que retornava de Juazeiro-CE, passou direto na curva, capotou e caiu em uma ribanceira, provocando 16 mortes. Vários passageiros continuam internados, alguns em estado grave.

Nesta manhã, a cidade de Coité do Noia vivia clima de comoção, com os velórios das vítimas sendo realizados na comunidade local.