Polícia

PC investiga se ônibus que capotou com romeiros fazia transporte clandestino

Veículo capotou na AL-220, em São José da Tapera e deixou 16 vítimas fatais

Por Lucas França com Tribuna Hoje 04/02/2026 12h35 - Atualizado em 04/02/2026 13h31
PC investiga se ônibus que capotou com romeiros fazia transporte clandestino
Divulgado nomes de vítimas de acidente com ônibus de romeiros - Foto: Reprodução/TV Asa Branca

A Polícia Civil de Alagoas iniciou investigação para apurar as circunstâncias do capotamento de um ônibus que transportava romeiros na AL-220, em São José da Tapera, no Sertão do estado, que deixou 16 mortos. O acidente ocorreu durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte (CE). A causa ainda não foi oficialmente confirmada, mas há suspeita de excesso de velocidade.

O delegado Diego Nunes, do 38º Distrito Policial, instaurou inquérito para apurar o caso. Até a manhã desta quarta-feira (4), o motorista do ônibus, que sobreviveu, ainda não havia prestado depoimento, pois segue internado. Segundo o delegado, o veículo estava em bom estado de conservação, mas circulava em uma via conhecida como Curva do S ou Curva da Morte, com histórico de acidentes, e há indícios de que transitava acima do limite de velocidade.

Transporte irregular


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou que o ônibus realizava transporte clandestino. O veículo não possuía habilitação na ANTT, Certificado de Segurança Veicular (CSV), seguro de responsabilidade civil ou Licença de Viagem (LV) para o trajeto realizado.

A tragédia reforça a importância da fiscalização em transportes de romeiros e alerta para os riscos de estradas com curvas perigosas e veículos irregulares.

A Polícia Científica de Alagoas divulgou na noite de terça-feira (3) os nomes das 16 pessoas que morreram no acidente. Das vítimas, 15 morreram no local, e um menino de 4 anos não resistiu aos ferimentos após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Santana do Ipanema. Entre os mortos estão seis homens, sete mulheres e três crianças.

Ao todo, 20 pessoas foram atendidas na rede estadual de saúde. Até a noite de terça-feira, 18 sobreviventes permaneciam internados. Quinze pacientes foram atendidos no Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, sendo que um já recebeu alta. Uma criança com múltiplas fraturas foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde permanece em estado grave. O Hospital de Emergência do Agreste recebeu cinco pacientes; um deixou a unidade antes do atendimento para acompanhar o velório de familiares, enquanto quatro permanecem em estado grave.

Lista das vítimas


Adelmo José de Oliveira, 52 anos

Claudiana Maria da Silva Bastos, 45 anos

Cleusa Simão Lima, 63 anos

Cícero Barbosa de Lima, 71 anos

Edivania da Silva Lima, 39 anos

Francisco Izidoro da Silva, 71 anos

Jamilly da Silva Bastos, 5 anos

José Caio de Oliveira Souza, 15 anos

José Welliton Barbosa Louriano, 39 anos

Josefa Madalena de Alcântara, 67 anos

Luiz Miguel Alcântara, 4 anos

Maria do Socorro Santos, 73 anos

Maria Gorete Rodrigues Izidoro da Silva, 38 anos

Maria Manuella de Souza Oliveira, 5 anos

Vandete Maria da Silva, 60 anos

Sebastião Vieira de Morais Neto, 55 anos

A Prefeitura de Juazeiro do Norte lamentou a tragédia e se solidarizou com as famílias das vítimas.

''A Prefeitura de Juazeiro do Norte decretou luto oficial de três dias, a partir desta terça-feira, 3, em razão do falecimento de romeiros alagoanos após a Romaria de Nossa Senhora das Candeias. As vítimas sofreram um grave acidente de ônibus na manhã de hoje enquanto retornavam para o estado de Alagoas. O decreto assinado pelo prefeito Glêdson Bezerra destaca que a medida é um reconhecimento à importância dos fiéis para a história e o desenvolvimento do município. Para a gestão municipal, o momento é de profunda tristeza, e a homenagem póstuma é um dever do Poder Público diante da dedicação e do exemplo de fé deixado por esses cidadãos. Com a publicação do documento, o município manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas por esta perda irreparável que comove toda a população juazeirense''.